CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIA BASEADA NAS ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS EM UMA ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEM DE SETE LAGOAS/MG

Autores

Palavras-chave:

formação por competências, estratégias metacognitivas, técnico de enfermagem.

Resumo

No cenário do Curso Técnico de Enfermagem, é imprescindível a Formação por Competências baseada nas Estratégias Metacognitivas através de didáticas que estimulem a criatividade e autonomia dos alunos. O objetivo geral deste estudo foi identificar o impacto das Estratégias Metacognitivas na Formação por Competências em uma Escola Técnica de Enfermagem de Sete Lagoas/MG. A metodologia foi uma pesquisa de campo e aplicada de tipo exploratória, não participante com desenho transversal e paradigma qualiquantitativo. O método de abordagem foi hipotético-dedutivo e análise de conteúdo, no qual utilizou-se os métodos procedimentais estruturalista, funcionalista e comparativo. O objeto de estudo foi uma Escola Técnica da cidade de Sete Lagoas, Minas Gerais, Brasil. O levantamento de dados foi realizado no período de junho a dezembro de 2022. A amostra foi composta por 56 sujeitos do Curso Técnico de Enfermagem. Assim, para a coleta de dados aplicou-se a técnica entrevista a partir de questionários como instrumentos pré e pós-intervenção, sendo selecionados pela amostragem não probabilística por conveniência. Os resultados mostraram que o processo de ensino focado nas Estratégias Metacognitivas permite um ensino transformador e interdisciplinar. Conclui-se através da Formação por Competências, o desenvolvimento de profissionais dotados de conhecimento técnico-científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clebio Dean Martins, Universidad Nacional de Rosario (UNR) - Argentina

Doutorando em Humanidades e Artes, com Menção em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de Rosario (UNR) - Argentina. Mestre em Saúde e Educação pela Universidade de Ribeirão Preto/SP (UNAERP). Graduado em enfermagem pela Faculdade Ciências da Vida.

Ana Cabanas, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) - Paraguai

Doctora en Humanitades y Artes con mención en Ciencias de la Educación. Docente da Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS).

Referências

ALDALUR, I.; PEREZ, A. Gamification and Discovery Learning: Motivating and Involving Students in the Learning Process. Heliyon, v. 9, n. 2, 2023. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2405844023003420 Acesso em: 03 de julho de 2023.

ALVARENGA, E. M. Metodologia da Investigação Quantitativa e Qualitativa. Normas Técnicas de Apresentação de Trabalhos Científicos. 2 ed. Assunção, Paraguay: SAF, 2012.

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa. São Paulo, Brasil: Moraes. 2002.

BARDIN, L. Análise de conteúdo / Laurence Bardin; tradução Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. -- São Paulo: Edições 70, 2016. 3° reimp, da 1° edição de 2016. Disponível em: https://madmunifacs.files.wordpress.com/2016/08/anc3a1lise-decontec3bado laurence-bardin.pdf Acesso em: 05 de julho de 2023.

BASTAR, S. G. Metodología de la investigación. México, México: Red Tercer Milenio, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, Seção 1, p. 59, 13 dez. 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html. Acesso em: 05 de julho de 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre os princípios éticos das pesquisas em ciências humanas e sociais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, Seção 1. p. 44-46, 24 mai. 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 05 de julho de 2023

BOROCHOVICIUS, E.; TASSONI, E.C.M. Aprendizagem Baseada em Problemas: Uma Experiência no Ensino Fundamental. Educ. rev. 37, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-469820706 Acesso em 14 de junho de 2023.

BRUNER, J. El saber y el sentir. Editorial:Pax México, Castillo Dibildox, Rafael [traductor]. México, 1962.

__________. Realidad mental y mundos posibles. Madrid, España: Gedisa, 1988.

CÁRDENAS, C. A. M. Estrategias metacognitivas y estilos de aprendizaje en los estudiantes de Enfermería de la Universidad Nacional José Faustino Sánchez Carrión. 2018. 119 f. (Tesis) Programa de Posgrado en Docencia Superior e Investigación Universitaria. Universidad Nacional José Faustino Sánchez Carrión, Huacho, Perú, 2018. Disponível em: http://repositorio.unjfsc.edu.pe/handle/UNJFSC/4464 Acesso em: 15 de junho de 2023.

__________________. Metacognitivas y Estilos de Aprendizaje en Los Estudiantes de Enfermería de la Universidad Nacional José Faustino Sánchez Carrión (UNJFSC). 2021. 119 f. (Tesis) Maestría en Docencia Superior e Investigación Universitaria de la Universidad Nacional José Faustino Sánchez Carrión. Huácho, Perú, 2021. Disponível em: http://repositorio.unjfsc.edu.pe/handle/UNJFSC/4464 Acesso em: 12 de julho de 2023.

CLIMÉNT, J. B. El papel de las competencias individuales y colectivas en los sistemas de acción. Actualidades Investigativas en Educación, v. 9, n. 2, p. 1-19, 2009.

COMBEY, B.; LÓPEZ, B,G. Métodos Centrados en el Estudiante. Sus efectos en las Estrategias y los Enfoques de Aprendizaje de los Universitarios. Teoría De La Educación. Revista Interuniversitaria, 34(1), 215–237. 2021. Disponível em: https://revistas.usal.es/tres/index.php/1130-3743/article/view/teri.25600/26641 Acesso em: 15 de junho de 2023.

DANTON, G. Metodologia Científica. Pará de Minas: Virtual Books, 2002.

FERRANDO, M. G.; IBÁÑEZ, J.; ALVIRA F.. El análisis de la realidad social. Métodos y técnicas de Investigación. Madrid, España: Alianza Universidad Textos. 1993. p. 141-70.

GAZZINELLI, M. F.; REIS, D. C.; MARQUES, R. C. Educação em saúde: teoria, método e imaginação. (Org.). Belo Horizonte: UFMG, 2006.

GONZÁLEZ-HERNANDO, C. et al. . Enfermería Universitaria, v. 10. n. 4, p. 120-4, 2013.

GURDIÁN-FERNÁNDEZ, A. El paradigma cualitativo en la investigación socioeducativa. 3 ed. Lima, Perú: San José, 2010.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Projeções e estimativas da população del Brasil e das Unidades da Federação. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/ 2022. Acesso em: 31 de maio de 2023.

KNECHTEL, M. R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba, Brasil: Intersaberes,2014.193p

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodología Científica. 9 ed. São Paulo, Brasil: Atlas, 2022.

MCDANIEL, Jr. Carl; GATES, Roger. Investigación de mercados. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 10ª ed. 2016.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 8 ed. Rio de Janeiro, Brasil: Bertrand Brasil, 2003.

NARANJO, E. S. Metodología de la Investigación Científica. Las Tunas, Educador: Académica Universitaria (Edacun), 2014.

PERRENOUD, P. Diez nuevas competencias para enseñar. México, México: Universidad de Valencia (UV), 2013. Disponível em: https://www.uv.mx/dgdaie/files/2013/09/Philippe-Perrenoud-Diez-nuevas-competencias-para-ensenar.pdF Acesso em: 25 de maio de 2023.

PIAGET, J. Seis estudios de Psicología. Trad. Jordi Marfé. Rosario, Argentina: Labor. 1991.

PRATES, A. E.; MIRANDA, S. E. O.; FINELLI, L. A. C. Visão discente acerca da metodologia ativa “Problem Based Learning - PBL. Humanidades, v. 5, n. 2, jun. 2016. Disponível em: https://www.revistahumanidades.com.br/arquivos_up/artigos/a103.pdf Acesso em: 16 de junho de 2023.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia del trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e del trabalho académico. 2 ed. São Paulo, Brasil: FeeVale, 2013.

REAL ACADEMIA ESPAÑOLA: Diccionario de la lengua española, 2ª ed., 2011.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodología de la investigación. McGraw-Hill Education, México, 2014.

SPERBER, D.; WILSON, D. La relevancia: comunicación y procesos cognitivos, Madrid, España: Visor, 1986/1994.

TEMPORETTI, F. Entre la escalera ascendente y la espiral recurrente. Los procesos de adquisición de conocimiento, en la educación formal, en tiempos de textos e hipertextos. Itinerarios Educativos la revista del INDI, v. 7, n. 7, p. 83-97, 2014.

TOVAR-GÁLVEZ, J. C. et al. Concepción, formación y evaluación por competencias: reflexiones en torno a posibles alternativas pedagógicas y didácticas. Educação e Sociedade, v. 33. n. 121, p. 1257-73, oct../dic. 2012.

UNESCO - Estrategia a Plazo Medio, 2014-2021. Spanish, 34p. 2014. Disponível em: :https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000227860_spa Acesso em: 16 de junho de 2023.

VYGOTSKY, L. S. Pensamiento y lenguaje. Teoría del desarrollo cultural de las funciones psíquicas. Madrid, España: Fausto, 1995.

WHITE, H.; SABARWAL, S. Diseño y métodos cuasiexperimentales. México, México: UNICEF, 2014.

Downloads

Publicado

2023-10-26

Como Citar

Martins, C. D., & Cabanas, A. (2023). CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIA BASEADA NAS ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS EM UMA ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEM DE SETE LAGOAS/MG. Diálogos E Diversidade, 3, e18103. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/18103

Edição

Seção

Dossiê temático: Formação Docente & Educomunicação