DIMENSÃO SOCIOEMOCIONAL DOS ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO E CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO

Autores/as

Palabras clave:

Ensino Médio, Socioemocional, Formação integral, Acompanhamento

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar o processo do acompanhamento dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio sob o olhar dos próprios estudantes e propor uma construção de acompanhamento na dimensão socioemocional, de modo a promover a concepção de formação integral da Rede Jesuíta de Educação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 127 estudantes da 1ª série do Ensino Médio, o instrumento de coleta de dados foi um questionário com 27 perguntas subdivididas em 5 grupos, contendo um domínio da inteligência emocional e um dos “5 CS”. Os estudantes apresentam a necessidade de serem acompanhados de perto, tanto pela escola como em parceria com a família. Ter o olhar cuidadoso quanto à mudança de comportamento e hábitos dos jovens, tudo isso irá influenciar diretamente no desenvolvimento de suas competências socioemocionais. Como proposta de intervenção desta pesquisa, foi disponibilizado um questionário (anamnese) que tem a principal função de auxiliar o orientador a conhecer o estudante para além de sua rotina de estudos, observando seu aspecto social e emocional, os sentimentos, comportamentos, relações empáticas, e a identificar pontos de ação com evidências que garantam a evolução e a aprendizagem do estudante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Consulmagno Fávero, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestre em Gestão Educacional pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS)

Caroline Medeiros Martins de Almeida, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil com período sanduíche pelo PDSE/CAPES na Universidade do Porto - Portugal. Pós-Doutorado pelo PNPD/CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Citas

ABED, Anita Lilian Zuppo. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Constr. psicopedag., São Paulo, v. 24, n. 25, p. 8-27, 2016. Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542016000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 21 jun. 2021.

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Tradução de Rosaura Eichenberg. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29 maio 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 29 maio 2021.

CARACTERÍSTICAS da Educação da Companhia de Jesus. Educação S. J. – Subsídios. São Paulo: Edições Loyola, 1991.

ESTANISLAU, Gustavo; BRESSAN, Rodrigo. Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014.

FÁVERO, Mariana Consulmagno et al. Aspecto socioemocional e os reflexos da pandemia do Covid-19 em estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Redin, Taquara/RS, FACCAT, v. 9, n. 1, p. 71-90, 2020. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1863. Acesso em 25 jun. 2022.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. São Paulo: Objetiva, 2012.

KLEIN, Luiz Fernando. A educação integral segundo a Pedagogia Inaciana. In: Conferência proferida no I Encontro Virtual de Diretores Acadêmicos da FLACSI. [S. l.], 2017.

MACÊDO, José Wilker de Lucena; SILVA, Anielson Barbosa da. Construção e validação de uma escala de competências socioemocionais no Brasil. Revista Psicologia: Organizações & Trabalho, Brasília, v. 20, n. 2, p. 965-973, jun. 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572020000200002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 23 jun. 2021.

MARIN, Angela Helena; SILVA, Cecília Tonial da; ANDRADE, Erica Isabel Dellatorre; BERNARDES, Jade; FAVA, Débora Cristina. Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 92-103, dez. 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872017000200004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 23 jun. 2021.

MAYER, J. D. A field guide to emotional intelligence. In: J. Ciarrochi; J. P. Forgas; J. D. Mayer (Eds.). Emotional intelligence and everyday life. p.3-24. New York: Psychology Press, 2001.

MUELLER, Rafael Rodrigo; CECHINEL, André. A privatização da educação brasileira e a BNCC do Ensi parceria para as competências socioemocionais. Educação (UFSM), v. 45, Jan./Dez., 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/35680/html. Acesso em 23 jun. 2021.

PEC – Projeto Educativo Comum. Botafogo: Edições Loyola, 2016.

SALOVEY, Peter; MAYER, John D. Emotional intelligence. Imagination, Cognition, and Personality,1990.

SILVA JUNIOR, Walcir Soares da. Evidências sobre habilidades cognitivas e competências socioemocionais dos alunos em idade escolar: formação, desenvolvimento e o papel da escola no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Econômico) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná – Curitiba, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342750978_Evidencias_sobre_habilidades_cognitivas_e_competencias_socioemocionais_dos_alunos_em_idade_escolar_formacao_desenvolvimento_e_o_papel_da_escola_no_Brasil. Acesso em 23 jun. 2021.

SOUSA, José Robson Silva. A importância do acompanhamento – cura personalis – no processo de ensino e aprendizagem no Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora - MG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Jesuítica) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/7579/Jos%c3%a9%20Robson%20Silva%20Sousa_.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 23 jun. 2021.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Publicado

2023-06-13

Cómo citar

Fávero, M. C., & Medeiros Martins de Almeida, C. (2023). DIMENSÃO SOCIOEMOCIONAL DOS ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO E CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO. Diálogos E Diversidade, 3, e17066. Recuperado a partir de https://www.revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/17066

Número

Sección

Dossiê temático: Mestrado Profissional, pesquisa aplicada e educação