A MATEMÁTICA E AS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática. Professoras dos Anos Iniciais. Formação Docente. Relação com a Matemática.

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender que elementos de suas experiências e formação influenciam as relações existentes de professoras dos anos iniciais com a matemática.  Como estratégia metodológica, para esta investigação de caráter qualitativo, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, realizadas com sete docentes, licenciadas em Pedagogia, professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas região, cidade e estado. A partir das análises realizadas, percebemos que as relações que as professoras entrevistadas estabelecem com a matemática estão diretamente relacionadas com suas experiências enquanto estudantes, diante as facilidades ou dificuldades que tiveram com a disciplina, e com atitudes positivas ou negativas de seus professores e professoras nesse período de escolarização. O mesmo ocorre com a formação inicial que, muitas vezes, não tem preparado as docentes, de maneira adequada, para ensinar matemática nos anos iniciais, visto que, ao concluírem a graduação, elas continuam com as dificuldades que possuíam antes do ingresso no curso de Pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Machado Botinha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Educação e Docência da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental na prefeitura de Contagem

Samira Zaidan, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Referências

CHACÓN, Inés Maria Gómez. Matemática Emocional: os afetos na aprendizagem matemática; trad. Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2003.

CONTI, Keli Cristina. As Influências Afetivas no Ensino e Aprendizagem da Matemática. In: ALBUQUERQUE, Sílvia Regina Teixeira Pinto de (org.). Educação em Foco. São Paulo: Ottoni, 2011.

COSTA, Jaqueline de M.; PINHEIRO, Nilcéia. A. Maciel; COSTA, Ercules. A formação para matemática do professor de anos iniciais. Ciência & Educação, Bauru, v. 22, p. 505-522, apr./jun. 2016.

CURI, Edda. A Matemática e os professores dos anos iniciais. São Paulo: Musa, 2005.

GUALBERTO, Priscila Mara de Araújo; ALMEIDA Rafael. Formação de professores das series iniciais: algumas considerações sobre a formação de professores das licenciaturas em pedagogia. Olhar de professor, Ponta Grossa, v.12, n.2, p. 287-308, 2009.

LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.

NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

POLYA, George. A arte de resolver problemas. Tradução de Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

THOMAZ, Tereza Cristina. Não gostar de matemática: que fenômeno é este? Cad. Educ. FaE/UFPel, Pelotas (12):18 - 209, jan./jul. 1999

Downloads

Publicado

2023-06-13

Como Citar

Botinha, R. M. ., & Zaidan, S. (2023). A MATEMÁTICA E AS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Diálogos E Diversidade, 3, e16954. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/16954

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo