(Auto)biografia e educação musical: produção de teses em educação, história e música entre os anos de 2015 e 2019

UFPI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p207-223

Palavras-chave:

Teses, (Auto)Biografia, História da Educação Musical

Resumo

O presente artigo tem como objetivo conhecer as pesquisas (auto)biográficas desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação (PPGs) em Educação, História e Música no Brasil. Para tanto, analisam-se teses finalizadas entre os anos de 2015 e 2019. A seleção foi feita por meio do catálogo de teses e dissertações da CAPES. Buscamos pelas palavras: (auto)biografia e música, história de vida e música, narrativas e música. Após a aplicação de diversos filtros, a amostra final deste artigo consiste em 16 teses. Para o desenvolvimento da análise de dados, foram selecionados os elementos abordados com mais constância entre os estudos. Os resultados apontam que as mulheres são maioria entre os autores, tanto das teses como dos textos de embasamento epistêmico-metodológico. Contudo, são minoria entre os sujeitos investigados.  A maior parte dos trabalhos foi desenvolvida em PPGs do Sul. Identificou-se também que diferentes terminologias foram utilizadas para se referirem a procedimentos epistêmicos-metodológicos. Por meio da análise desses trabalhos, foi possível identificar que as pesquisas (auto)biográficas acolheram e valorizaram o conhecimento de diferentes pessoas e de diferentes contextos, buscando compreender seus processos de formação pessoal/profissional/musical.

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Biografia do Autor

Camila Betina Röpke, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Camila é natural de São Bento do Sul/SC, cidade na qual iniciou seus estudos musicais aos 8 anos de idade. Graduou-se em Licenciatura em Música pela EMBAP, onde concluiu também uma especialização em Educação Musical. É mestre em educação musical pela UFRGS e doutoranda em Educação na Universidade Federal do Piauí. Possui experiência com ensino de instrumento musical (flauta transversal, flauta doce e piano), teoria musical, musicalização infantil e musicalização de bebês. Atuou também como professora de música em escolas de Educação Básica. Atualmente é professora na Universidade Federal do Piauí.

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd/Uerj, com período de estágio no exterior financiado pela Capes, realizado no programa de Pós-graduação em Memória e Crítica da Educação da Universidad Alcalá (Madri - Espanha), mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Fez os cursos de especialização e graduação em Música no Conservatório Brasileiro de Música e licenciatura em Pedagogia na Universidade Nove de Julho. Foi membro da equipe que elaborou o currículo de Artes/Música da rede de escolas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Atuou como regente coral do sistema Petrobras (2008-2014), Coordenador Geral Acadêmico e professor dos cursos de graduação e pós-graduação do Conservatório Brasileiro de Música. Hoje trabalha como avaliador de cursos de graduação do Ministério da Educação/Inep. É professor permanente de História da Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, instituição na qual atua como Coordenador do curso de graduação em Música. Líder do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música - NEHEMus e Líder-adjunto do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Memória - Nehme. Desenvolve o projeto de pesquisa História da Educação Musical: sujeitos, instituições, impressos e práticas educativas.Desde 2013, desenvolve pesquisa sobre a impressa educativa musical ibero-americana em parceria com a Universidade de Alcalá (Madrid - Espanha) por meio do grupo Historia Social de la Cultura Escrita.É membro da equipe editorial dos seguintes periódicos: Revista Pesquisa e Música; Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; e Revista Linguagens, Educação e Sociedade. Apresentou trabalhos em eventos científicos internacionais no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Portugal, México, Argentina e Colômbia.

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

RÖPKE, C. B.; DO MONTI, E. M. G. (Auto)biografia e educação musical: produção de teses em educação, história e música entre os anos de 2015 e 2019: UFPI. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 207–223, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p207-223. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9278. Acesso em: 28 mar. 2024.