“Da noite para o dia” o ensino remoto: (re)invenções de professores durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1632-1648

Palavras-chave:

Ensino remoto. Pandemia. Docentes. Narrativas. (Re)invenções

Resumo

A pandemia da Covid-19 desvelou, de forma inconteste, problemas estruturais do nosso país, dentre tantos, aqueles ligados às condições precárias de ensino e de aprendizagem. Confrontados diuturnamente por um discurso desvalorizante, os/as docentes têm assumido, no contexto atual, importância vital no empreendimento de ações que garantam educação a milhões de estudantes. Afetados/as em sua vida pessoal e profissional, de forma disruptiva, abrangente e intensa, estes/as profissionais são lançados em um enredo que os/as convoca a operar mudanças profundas no modo de ser, pensar e fazer seu cotidiano docente, a partir do ensino remoto. Objetivamos, portanto, responder neste artigo, dentre outras, a seguinte questão: Como professores/as têm dado forma e produzido sentidos ao seu ofício no contexto do ensino remoto? Tomamos como aporte teórico Delory-Momberguer (2012, 2016); Souza e Meireles (2018); Passeggi (2010), dentre outros, e assumimos como um de nossos pressupostos que o ato de narrar é parte constitutiva do humano e possibilita aos sujeitos atribuir sentido e interpretar suas experiências. Convidamos professores/as da Educação Básica a produzirem narrativas escritas ou orais, sobre o contexto do seu trabalho nas condições atuais, os quais fizeram emergir desafios, estratégias, (re)invenções, aprendizagens e possibilidades para um vir a ser.

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Biografia do Autor

Elzanir dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Professora Associada do Departamento de metodologia da Educação, da Universidade Federal da Paraíba. Cursou Doutorado na Universidade Federal do Ceará, cursou Pedagogia e Mestrado em Educação na mesma Universidade. Cursa Pós-Doutorado no PPGeduc/UNEB. É vice-lider do grupo de pesquisa Curriculo, Formação de Professores e Pesquisa (Auto) biográficas (GPCFORPAB). Desenvolve estudos nas áreas de Didática, Avaliação e Formação de Professores, com ênfase na pesquisa (Auto) Biográfica.

Idelsuite de Sousa Lima, Universidade Federal da Paraíba

Idelsuite de Sousa Lima é Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com exercício no Departamento de Metodologia da Educação, do Centro de Educação desta Instituição. É líder do Grupo de pesquisa em Currículo, formação de professores e Pesquisa (Auto)biográfica. É editora da Revista Espaço do Currículo. Suas pesquisas são na área de educação, relacionadas com pesquisa (Auto)biográfica e narrativas, Currículo e Avaliação da Aprendizagem.

Nadia Jane De sousa, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal da Paraíba, atuando na formação de pedagogos na área de Educação Infantil. Também tem realizado estudos e pesquisas acerca dos processos midiáticos que perpassam as práticas culturais infantis e juvenis.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

DOS SANTOS, E.; LIMA, I. de S.; DE SOUSA, N. J. “Da noite para o dia” o ensino remoto: (re)invenções de professores durante a pandemia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 16, p. 1632–1648, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1632-1648. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9178. Acesso em: 28 mar. 2024.