Encontros potentes produzidos pela investigação com histórias de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p345-359

Palavras-chave:

História de vida, Pesquisa (auto)biográfica, Formação de professores.

Resumo

Este artigo percorre pelas trilhas das histórias de vida como caminhos investigativos na formação profissional de professores. Por objetivo, trouxemos como proposição apresentar as vertentes metodológicas, matrizes da pesquisa, a partir das histórias de vida de professores e suas potentes indicações para pensar a formação docente. Para mostrar um cenário que aproxima as vivências dos professores das discussões da formação profissional, apontamos qualitativamente, o transcurso desde as primeiras investigações até seus desdobramentos e hoje, ao relatar como se inaugurou um novo fazer na pesquisa. Observamos que, somente após nos debruçarmos a compor a trajetória que estas pesquisas tomaram, é possível traçar indicações a encontrar suas tendências no campo por ele aberto. O seu conjunto traçou uma breve recomposição do início da pesquisa, que buscou conhecer as histórias de vidas dos professores e conta como hoje os pesquisadores já se arriscam em caminhos criativos para pensar a formação de professores pela voz que relata os fazeres docentes no percurso profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeska Maria Fortes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Doutora e Mestre em Educação. Professora Titular no Departamento de Fundamentos da Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Tania Micheline Miorando, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora e Mestre em Educação. Especialista em Educação de Surdos. Licenciada em Educação Especial/Hab. em Educação de Surdos. Professora Adjunta no Departamento de Educação Especial, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Pesquisa (auto)biográfica - tempo, memórias e narrativas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. A aventura (auto)biográfica: teoria & empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p.201-224.

ARFUCH, Leonor. O Espaço Biográfico. Dilemas da Subjetividade Contemporânea: EdUERJ, 2010.

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília (DF): Liber Livro, 2007.

CANETTI, E. A língua absolvida: história de uma juventude. Tradução de Kurt Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

CASTORIADIS, C. As encruzilhadas do labirinto VI – figuras do pensável. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004

CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Tradução de Guy Reynaud. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Trad. de Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto, Luiz Passeggi. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

DOMINICÉ, Pierre. A biografia educativa: instrumento de investigação para a educação de adultos. In: NÓVOA, António; FINGER, Mathias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: MS/DRHS/CFAP, 1988, p. 99-106.

FOUCAULT, Michel. Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Mathias. (Org.) O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: MS. DRHS.CFAP, 1988, p. 37-50.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e Formação. São Paulo: Ed. Cortez, 2004.

LORENZONI, Cândice Moura. Ser artista professor: tramas, imaginários e poéticas em jogo nos espaços de atuação-formação. 2018. 344p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15683/TES_PPGEDUCACAO_2018_LORENZONI_CANDICE.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 22 oct. 2019.

MARIAS e Luisas. Direção: Valeska Fortes de Oliveira. Brasil: Gepeis, 2018. (26min52seg). Disponível em: <https://normas-abnt.espm.br/index.php?title=V%C3%ADdeo/Filme>. Acesso em: 22 oct. 2019.

MEIRELES, Cecília. Cecília de Bolso. Uma Antologia Poética. Porto Alegre, RS: LP&M, 2010.

MIORANDO, Tania Micheline. Ir ao Cinema: a Formação Inicial de Professores e o instituinte ético-estético em Educação nos Processos Formativos Docentes. 2018. 150p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/16244>. Acesso em: 22 oct. 2019.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez;Unesco, 2001.

NÓVOA, A. (Org.) Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995.

NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.

NÓVOA, António. Em busca da Liberdade nas universidades: Para que serve a investigação em Educação? In: Revista Lusófona de Educação, 28, 2014. Disponível em: <https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/4936>. Acesso em: 22 oct. 2019.

NÓVOA, António. Em busca da liberdade nas universidades: para que serve a pesquisa em educação?. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 41, n. 1, p. 263-272, mar. 2015 . Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022015000100263&lng=pt&nrm=iso Acessos em: 22 oct. 2019.

NÓVOA, Antonio. Prefácio. In: ABRAHÃO, Maria Helena M. B. (org.) História e Histórias de vida: destacados educadores fazem a história da educação rio-grandense. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 7-12.

NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, Departamento dos Recursos Humanos da Saúde, 1988.

OLIVEIRA, Valeska F. de (Org.). Imagens de Professor: significações do trabalho docente. Ijuí : Ed. UNIJUÍ, 2000.

OLIVEIRA; Valeska Fortes de. Movimentos entre Verbetes, Significações e Funcionalidades: a formação e a docência na sociedade contemporânea. In: MIORANDO, Tania M. SILVA, Jacqueline Silva da. (Orgs). Formação de Professores nas Trilhas do Parfor. Lajeado/RS: Editora da Univates, 2016, p. 9-18. Disponível em <https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/163/pdf_163.pdf>. Acesso em 22 out 2019.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino (Org.) (Auto)Biografia: formação, territórios e saberes. São Paulo: Paulus; Natal: EDUFRN, 2008.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. O Movimento (Auto) Biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no Campo Educacional. Investigación Cualitativa, Madri, v.2, n.1, p. 06-26, 2017. Disponível em: <https://ojs.revistainvestigacioncualitativa.com/index.php/ric/article/view/56/36>. Acesso em: 22 oct. 2019.

PEREIRA, Marcos Villela. Estética da Professoralidade: Um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.

PEREIRA, Marcos Villela. Sobre histórias de vida e autoformação: um enfoque ético e estético. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.) (Auto)Biografia e Formação Humana. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010, p. 123-138.

RABINOW, Paul; DREYFUS, Hubert. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

SERRES, Michel. O Terceiro Instruído. Trad. Serafim Ferreira. Lisboa: Piaget, 1993.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

Downloads

Publicado

2020-06-28

Como Citar

FORTES DE OLIVEIRA, V. M.; MIORANDO, T. M. Encontros potentes produzidos pela investigação com histórias de vida. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 345–359, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p345-359. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7612. Acesso em: 28 mar. 2024.