Memorial escolar: uma produção significativa

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DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1170-1190

Resumo

A escrita de um memorial escolar constitui-se como prática pedagógica realizada com alunos do 5º ano do Núcleo de Educação da Infância (NEI) – Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A partir dessa produção, nos questionamos sobre o que as crianças pensam acerca da escola e de suas práticas. Assim, o presente artigo se configura como uma pesquisa qualitativa na vertente (auto)biográfica e objetiva, de modo geral, analisar a prática do memorial escolar como uma possibilidade de escrita em uma perspectiva reflexiva e, especificamente, investigar reflexões e concepções das crianças sobre a escola e algumas práticas escolares. A investigação foi realizada a partir da leitura de dois livros de memórias escolares escritos por crianças do 5º ano matutino, nos anos de 2018 e de 2019 do NEI-CAp/UFRN. A análise apontou a prática do memorial escolar como uma possibilidade de escrita reflexiva, significativa para crianças e professores. Possibilita ao professor pesquisar sobre sua prática e às crianças, uma formação consciente das experiências vividas. Enquanto protagonistas de sua vida escolar, por meio da escrita do memorial, as crianças definiram, de um modo simples e peculiar, a escola e suas práticas como lugar positivo, de exercício de direitos.

Palavras-chave: Memorial escolar. Narrativas. Crianças. Anos iniciais do ensino fundamental. Pesquisa (auto)biográfica.

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Biografia do Autor

Luanna Priscila da Silva Gomes, Núcleo de Educação da Infância - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEd/UFRN). Mestre em Educação (PPGEd/UFRN). Participa do CONTAR (http://www.grupocontar.com.br/) - Grupo de Pesquisa em ensino da matemática e da língua portuguesa/UFRN/CNPQ (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2573628422946154). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Especialista em Teoria e Estudos sobre a Linguagem (PPGEL/UFRN). Professora efetiva do Núcleo de Educação da Infância - Colégio de Aplicação - NEI/CAp - UFRN . Estuda a linguagem matemática na infância. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7157-6870

Cláudia Roberto Soares de Macêdo Nazário, Núcleo de Educação da Infância - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2008-2012). Especialista em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa pelo Departamento de Letras da UFRN (2012-2014). Mestra em Educação na Linha de Pesquisa: Educação e Inclusão em Contextos Educacionais pela UFRN (2013-2015). Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA-MOSSORÓ/RN (2016-2017). Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa: Educação e Inclusão em Contextos Educacionais pela UFRN. Foi Bolsista do Programa de Iniciação a Docência - PIBID-Pedagogia da UFRN (2010-2012). Foi Professora da Rede Pública Estadual e Municipal. Atuou no Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC-RN) e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela SEEC-RN; pela Secretaria Municipal de Educação do Natal (SME-Natal/RN) e pela Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo do Amarante/RN. Atualmente é professora do Núcleo de Educação da Infância - CAp/UFRN. Estuda as seguintes áreas: Atendimento Educacional Especializado, Abordagem de Vigotski, Escolarização da Pessoa com Deficiência, Inclusão Escolar, Currículo, Ensino, Aprendizagem.

Patrícia Lúcia Galvão da Costa, Núcleo de Educação da Infância - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia pela UFRN (2000), graduação em Turismo pela Universidade Potiguar (1999), Especialista em Educação Infantil pela UFRN e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atualmente é professora do Núcleo de Educação da Infância da UFRN, atuando no Ensino Fundamental.

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Publicado

2020-10-11

Como Citar

GOMES, L. P. da S.; NAZÁRIO, C. R. S. de M.; COSTA, P. L. G. da. Memorial escolar: uma produção significativa. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 15, p. 1170–1190, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1170-1190. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8713. Acesso em: 28 mar. 2024.