Ler no quarto, ler na sala, ler no ônibus, ler nas bibliotecas públicas e pessoais: refazer efeitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p21-33

Palavras-chave:

Leitura e formação, Tempos e espaços de leitura, Bibliotecas pessoais, Relações com a leitura

Resumo

Resumo: O texto apresenta um conjunto de reflexões sobre leitura e formação estruturadas a partir de uma retomada da história pessoal da autora e analisa a problemática dos sentidos que a leitura pode adquirir ao longo das experiências de vida. Pensar os tempos e espaços em que se exerce a atividade, nos momentos e lugares nos quais se lê, permite aqui refazer efeitos das diversas obras que fomos conhecendo e dos modos pelos quais fomos nos apropriando delas continuamente e com elas conformando nosso pensamento. A história da constituição de nossas bibliotecas vividas é, em muitos aspectos, a história de nossa formação conforme o texto testemunha. A análise que se elaborou também se beneficia de iniciativas que foram desenvolvidas com colegas professores e alunos dos cursos de Pedagogia e Licenciatura, no quadro de debates acerca dos processos de formação, da aquisição do gosto pela leitura, do seu cultivo e do papel que ela exerce no cerne dos processos de aprendizagem escolar. Assim, sem olvidar os grandes problemas da leitura e seu ensino escolar, o texto transita dos sentidos individuais para os sentidos sociais envolvidos nas possibilidades de acesso aos livros e aos efeitos dos atos de ler.

Palavras-chave: leitura e formação, tempos e espaços de leitura, bibliotecas pessoais, relações com a leitura

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Biografia do Autor

Denice Barbara Catani, Faculdade de Educação - USP

Professora Titular aposentada (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo). Mestre, doutora e livre docente pela mesma instituição, exerceu também os cargos de chefia do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada e coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação. Realiza estudos de história da educação e formação de professores e publicou livros e artigos em periódicos no Brasil e no exterior.

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Publicado

2021-05-30

Como Citar

CATANI, D. B. Ler no quarto, ler na sala, ler no ônibus, ler nas bibliotecas públicas e pessoais: refazer efeitos . Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 21–33, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p21-33. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9819. Acesso em: 24 abr. 2024.