O que elas dizem sobre mim, o que eu digo sobre elas: a constituição da biblioteca pessoal e a formação do professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p101-117

Palavras-chave:

Relatos de vida, Sucesso e fracasso escolar, História da escola, Profissão docente

Resumo

Ao rememorar meus títulos inesquecíveis, aqueles que constituem minha biblioteca vivida, retomo em grande parte leituras acadêmicas e não acadêmicas realizadas a partir da minha graduação e cujo potencial formativo se faz presente ainda nos dias atuais na minha prática profissional, pesquisas e produções. Percebo que o fio que une as tramas das obras rememoradas relaciona-se ao aprendizado de algo que considero muito caro: a “desnaturalização” do conceito instituição escolar. São leituras que me permitiram perceber a escola e a profissão docente de modos diferentes dos considerados recomendados e oficiais, compreender o cotidiano e as vicissitudes do sistema público de ensino, especialmente para as crianças das classes populares, de forma mais acurada, como por exemplo, no livro “A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia” de Maria Helena Patto (1991), de forma complementar e oposta à obra o “Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável” de Bernard Lahire (2008) ou ainda “O calvário de uma professora” de Violeta Leme Fonseca (1928) para tratar da profissão docente. Tais títulos somam-se aos escritos de Pierre Bourdieu (1998, 2004), que comparados a um grande tear para a trama tecida me permitem compreender de maneira mais arguta o funcionamento do campo educacional

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Biografia do Autor

Renata Cândido, Universidade Federal de São Paulo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente integra o Grupo de Pesquisa 'História da Educação: Intelectuais, Instituições, Impressos" (Unifesp) e é vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas históricas sobre a escola e docência (Unifesp). 

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

CÂNDIDO, R. O que elas dizem sobre mim, o que eu digo sobre elas: a constituição da biblioteca pessoal e a formação do professor. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 101–117, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p101-117. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9772. Acesso em: 23 abr. 2024.