A geração dos novos na biblioteca de Salim Miguel e Eglê Malheiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p147-164

Palavras-chave:

Revista Sul, Salim Miguel, Eglê Malheiros, Periferia, Geração dos novos

Resumo

A Revista Sul foi um periódico modernista publicado em Florianópolis entre 1948-1957. Nele encontramos a coluna Recebemos e Agradecemos, a qual listava impressos enviados à Caixa Postal 384. Estes circularam entre membros de Sul, formando bibliotecas particulares, como a do casal Salim Miguel e Eglê Malheiros, hoje sob cuidados da Universidade do Estado de Santa Catarina. É a este acervo que nos dedicamos, perguntando o que guarda de certa literatura brasileira produzida pós-1945. Nele, além de livros enviados por autores estreantes de cidades periféricas que se modernizavam, há também a correspondência entre esses novos escritores e recortes com críticas aos seus livros. Como registro objetivo, esta biblioteca mostra uma cena literária que se desenvolvia em momento no qual a imprensa nacional ainda não estava centralizada, possibilitando a emergência de selos editoriais regionais. Como registro subjetivo, os documentos mostram mecanismos de legitimação de escritores que se firmavam nas periferias, processo divergente do que ficou conhecido como geração de 1945 e a que estamos chamando de geração dos novos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natan Schmitz Kremer, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Sociologia do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista do CNPq. Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea.

Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1995) e Doutor em Ciências Humanas e Sociais (Dr. Phil.) pela Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover, Alemanha, onde estudou, entre outros, com Detlev Claussen, Andreas Trebels, Oskar Negt e Regina Becker-Schmidt. Frequentou ainda os cursos de Psicologia (UFSC, IMES) e de Sociologia, Filosofia e Psicologia Social (Universidade de Hannover). Na UFSC desde 1998, foi Coordenador Geral de Pesquisa do Centro de Ciências da Educação e membro da Câmara de Pesquisa da instituição. É professor permanente dos programas de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado) e Interdisciplinar em Ciências Humanas (Doutorado), e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea. Foi Pesquisador Visitante (Gastwissenschaftler) na Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover, no Instituto de Sociologia (Área de Trabalho: Teoria Sociológica) e desenvolveu pesquisa pós-doutoral nos Arquivos da Academia das Artes de Berlim. Desde 2006 vem atuando como Professor Visitante na Universidad Nacional de La Plata, Argentina, na Universidad de Antioquia, na Colômbia, e na Universidad de La República e na ACJ, Uruguai. Tem colaborado com instituições de pesquisa como o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), Fyundação Humboldt, CSIC (Comisión Sectorial de Investigación Científica Uruguay) e Secretaria de Ciencia y Tecnica (UNLP Argentina), além de CNPq, CAPES, FAPESP e outras fundações estaduais de pesquisa. É editor da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Qualis A2 Educação) dos Cadernos de Formação RBCE (Qualis B5 Educação) e da Contemporânea: uma quase revista, publicação destinada ao debate crítico sobre cultura e sociedade. Foi editor-adjunto da Extensio: revista de extensão da UFSC. Compôs a comissão de avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação interdisciplinares (Câmara 2, Humanidades), na CAPES (2017). Atua eventualmente como tradutor do Alemão, do Espanhol e do Inglês ao Português. Suas principais publicações se referem à Teoria Social Contemporânea, Estética, Sociologia da Cultura e do Esporte e Processos de Escolarização, com ênfase nas experiências corporais.

Referências

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época da possibilidade de sua reprodução técnica. In: BENJAMIN, Walter. Estética e sociologia da arte. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. P. 9-47.

BENJAMIN, Walter. O contador de histórias – reflexões sobre a obra de Nikolai Leskow. In: BENJAMIN, Walter. Linguagem, tradução, literatura (filosofia, teoria e crítica). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. p. 139-166.

BERTASO, José Otávio. A Globo da Rua da Praia. São Paulo: Globo, 2012.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006.

CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. São Paulo: UNESP, 2014.

CHARTIER, Roger. Cultura escrita: entre distinção e apropriação. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

GINZBURG, Carlo. História da arte italiana. In: GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: Difel, 1989. P. 5-118.

GOETHE, Johann Wolfgang von. As afinidades eletivas. São Paulo: Penguin-Companhia das Letras, 2014.

KREMER, Natan Schmitz; VAZ, Alexandre Fernandez. A Sul e a Branca: literatura dos novos no Brasil pós-1945. Web Revista Linguagem, Educação e Memória. Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, v. 15, p. 27-44, dezembro de 2018.

LEPECKI, Maria Lúcia. Autran Dourado. São Paulo: Quiron, 1976.

MALHEIROS, Eglê. Manhã. Florianópolis: Cadernos Sul, 1952.

MIGUEL, Salim. Velhice e outros contos. Florianópolis: FCC, 1981.

MIGUEL, Salim. Alguma gente – histórias. Florianópolis: Edições Sul, 1953.

MIGUEL, Salim. Rêde. Florianópolis: Edições Sul, 1955.

MIGUEL, Salim. Variações sobre o livro. São Carlos: EDUFSCar, 1998.

MIGUEL, Salim. Eu e as Corruíras: crônicas – não só. Florianópolis: Insular, 2001.

MIGUEL, Salim; MALHEIROS, Eglê. Memória de Editor. Florianópolis: IOESC, 2002.

MIGUEL, Salim. Mare Nostrum. Rio de Janeiro: Record, 2004.

MIGUEL, Salim. O sabor da fome. Rio de Janeiro: Record, 2007.

MIGUEL, Salim. Minhas memórias de escritores. Palhoça: Ed. Unisul, 2008.

MIGUEL, Salim. Nós. Florianópolis: EdUFSC, 2015.

PALADINO, Antonio. A Ponte. Florianópolis: Edições Sul, 1952.

PINHEIRO, Dimitri; BERGAMO, Alexandre. Indústria cultural no Brasil e o balanço da sociologia: dois pesos, muitas medidas. In: MICELI, Sérgio; MARTINS, Carlos Benedito. Sociologia brasileira hoje II. Cotia: Ateliê Editorial, 2018. P. 89-143.

ROMANO, Luís Antônio Contatori. A passagem de Sartre e Simone de Beauvoir pelo Brasil em 1960. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

SANCHES NETO, Miguel. A reinvenção da província: a revista Joaquim e o espaço de estréia de Dalton Trevisan. 1998. 448f. Tese (Doutorado em Teoria e História literária) – Programa de Pós-graduação em Teoria e História Literária, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.

SASSI, Guido Wilmar. Piá. Florianópolis: Edições Sul, 1953.

SORA, Gustavo. Brasilianas – José Olympio e a gênese do mercado editorial brasileiro. São Paulo: EdUSP, 2010.

WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

KREMER, N. S.; VAZ, A. A geração dos novos na biblioteca de Salim Miguel e Eglê Malheiros. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 147–164, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p147-164. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9762. Acesso em: 16 abr. 2024.