Pesquisa com narrativas de crianças e jovens

Autores

  • Maria da Conceição Passeggi Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Conceição Leal da Costa Universidade de Évora

Resumo

A Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (RBPAB), no âmbito de sua linha editorial, comprometida com o avanço do conhecimento e o debate promovido por grupos e redes de pesquisa nacionais e internacionais, lança, neste número, o dossiê Narrativas e pesquisas com crianças e jovens, reunindo artigos que privilegiam pesquisas que têm como centralidade a voz de crianças, de jovens e de quem os acompanha: professores, familiares, cuidadores em situações que vão necessariamente além do ambiente escolar.  Considerando a abertura da temática, os artigos aqui apresentados decorrem de pesquisas de reconhecida qualidade, realizadas por investigadores de universidades brasileiras, de norte ao sul do país, do litoral e do sertão, de universidades da França, Canadá, Portugal e da Fundação europeia Aprender para o bem-estar. Em seus estudos, os diversos autores abordam questões da ética em pesquisa, do bem-estar, de saúde, do cuidado, de vulnerabilidade e de justiça social, interrogam a medicalização, a inclusão/exclusão e, nos seus textos, discorrem sobre múltiplas aprendizagens tanto no campo da pesquisa, quanto naquele da formação humana, profissional e especializada, adensando o conhecimento científico acerca dos modos como o ser humano – criança, jovens e adultos – reflete sobre a experiência vivida e como interpreta o mundo na experiência narrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-11

Como Citar

PASSEGGI, M. da C.; LEAL DA COSTA, C. . Pesquisa com narrativas de crianças e jovens. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 15, p. 945–953, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9731. Acesso em: 24 abr. 2024.