Formaturas adiadas por tempo indeterminado: narrativas de possíveis formandos da UFV-CAF

Autores

  • Patricia Claudia Costa Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1682-1699

Palavras-chave:

Trajetória de formação, Perspectivas profissionais, Licenciatura

Resumo

Este artigo examina um conjunto de narrativas de estudantes universitários cujas vidas foram afetadas pela suspensão das atividades acadêmicas, provocada pela pandemia de COVID-19. Esses estudantes são possíveis formandos da UFV Campus Florestal e suas narrativas revelam como construíram a percepção de que a conclusão do curso se daria num futuro incerto. Frente à estagnação de seus planos, os entrevistados revelaram as experiências inéditas e os consequentes aprendizados que um contexto de tantas incertezas e tensões tem proporcionado. Trata-se de uma análise de narrativas autobiográficas sobre o contexto de adiamento da conclusão de cursos de Licenciatura e os impactos biográficos daí decorrentes, ou seja, uma análise de como os estudantes estão subjetivando este desfecho tão inesperado, o qual repercute não só na sua formação presente como na escolha do futuro profissional. Conclui que a maioria dos entrevistados almeja seguir carreira acadêmica e que o adiamento da formatura não alterou os planos, embora o tempo liberado pela suspensão das aulas tenha propiciado a reflexão sobre seus projetos de vida e interesses, de modo a amadurecer e consolidar escolhas cruciais para seus destinos formativos e profissionais.

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Biografia do Autor

Patricia Claudia Costa, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Filosofia, Mestra e Doutora em Educação pela USP. Docente da área de Fundamentos da Educação na Universidade Federal de Viçosa Campus Florestal.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

COSTA, P. C. Formaturas adiadas por tempo indeterminado: narrativas de possíveis formandos da UFV-CAF. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 16, p. 1682–1699, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1682-1699. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9200. Acesso em: 28 mar. 2024.