Práticasteorias pandêmicas: redes educativas, currículos e adoecimento social

Autores

  • Joana Ribeiro dos Santos Secretaria Municipal de Educação do Rio de JaneiroSecretaria Estadual de Educação do Rio de JaneiroCentro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj/UERJ) http://orcid.org/0000-0003-2186-9613
  • Marcelo Ferreira Machado Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ) Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FapeRJ) http://orcid.org/0000-0001-7845-7340
  • Maria Morais Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ) Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj/UERJ) Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FapeRJ) http://orcid.org/0000-0002-3170-0953

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p251-272

Palavras-chave:

Redes educativas, Cibercultura, Currículos, Pandemia, Adoecimento social

Resumo

O artigo apresenta um diálogo a respeito do momento pandêmico vivenciado pelo mundo que, em decorrência do novo coronavírus, evidenciou um novo espaçotempo em nossas redes educativas. Através da conversa com diversos autores como Alves, Santos, Silva, Latour e outros, expomos que o momento é de revermos nossas práticasteorias para atendermos nossos estudantes da melhor forma possível. Nesse contexto, abordamos a urgência em dominarmos as novas tecnologias e a cibercultura embaladas em um senso de afeto e respeito às individualidades e a necessidade de revermos os currículos para o momento atual. Apontamos o adoecimento social – que atinge estudantes e professores –, como uma preocupante consequência desse momento de exigências e incertezas. E, sem dúvidas, afirmamos a importância de unir educação presencial e on-line, pois ambas têm muito a aprenderensinar.

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Biografia do Autor

Joana Ribeiro dos Santos, Secretaria Municipal de Educação do Rio de JaneiroSecretaria Estadual de Educação do Rio de JaneiroCentro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj/UERJ)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-Graduada em História da África e do Negro no Brasil pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora de História das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro (SME-RJ e Seeduc-RJ). Mediadora do curso de licenciatura em Pedagogia do Cederj/UERJ. Membro do Grupo de Pesquisa "Cotidianos: redes educativas, currículos, imagens e sons", coordenado pela Prof. Dr.ª Nilda Alves, UERJ.

Marcelo Ferreira Machado, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ) Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FapeRJ)

Doutorando em Educação do ProPEd/UERJ. Professor de Geografia na rede privada do Rio de Janeiro. Coordenador Pedagógico na rede estadual do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ). Membro do Grupo de Pesquisa "Currículos e cotidianos e redes Educativas e imagens e sons e...." (UERJ). Bolsista FapeRJ.

 

Maria Morais, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ) Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj/UERJ) Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FapeRJ)

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Mediadora do curso de licenciatura em Pedagogia do Cederj/UERJ. Pesquisadora Faperj. Membro do Grupo de Pesquisa "Currículos e cotidianos e redes Educativas e imagens e sons e...." (UERJ) .

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

SANTOS, J. R. dos; MACHADO, M. F.; MORAIS, M. Práticasteorias pandêmicas: redes educativas, currículos e adoecimento social. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 251–272, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p251-272. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9190. Acesso em: 28 mar. 2024.