Mediações do educar: reflexões autobiográficas – sensoriais entre um mundo antes e pós pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p292-311

Palavras-chave:

Educação, biografia, Teoria Ator Rede

Resumo

Tato, olfato, visão, paladar, audição: os recortes biográficos que compõem este artigo transitam entre as cinco dimensões sensoriais, e objetivam problematizar sensos e  contrassensos da noção de “mediação” em processos educacionais situados antes e após a pandemia do século XXI. Para tanto, este artigo, de natureza ensaística, desvela experiências de mediações no educar e no educar-se a partir de duas perspectivas: a da Teoria Ator Rede, especialmente, em diálogo com as produções de Bruno Latour, e da revisão crítica sobre as noções de “materialidade” e de “cultura material” de Tim Ingold. Os dois principais eixos argumentativos deste texto giram, por um lado, em torno do papel da memória biográfica enquanto mediação no bojo das práticas educativas, por outro, em torno das possibilidades de ampliação e de aprofundamento do próprio senso de mediação, então inspirados pelas provocações daqueles dois autores. A partir de tais movimentos, este texto busca contribuir com o debate no campo educacional, sobretudo, no que toca os crescentes imperativos das interações essencialmente virtuais, e em face aos desafios éticos e tecnológicos adensados pela conjuntura pôs pandêmica.

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Biografia do Autor

Ana Clara de Rebouças Carvalho, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA); graduanda do Curso de Museologia da UFBA; docente do Departamento de Odontologia Social e Pediátrica da UFBA.

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

CARVALHO, A. C. de R. Mediações do educar: reflexões autobiográficas – sensoriais entre um mundo antes e pós pandemia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 292–311, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p292-311. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9142. Acesso em: 20 abr. 2024.