Narrativa autobiográfica de um professor camponês: o campo como lugar de pertencimento e de autoformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p345-362

Palavras-chave:

Narrativa autobiográfica, Histórias de vida, Identidade docente, Professor do campo

Resumo

Nesta pesquisa autobiográfica, reflito acerca dos momentos significativos da minha trajetória de vida e formação, que me fizeram compreender o campo como lugar de construção pessoal e profissional, como também a maneira como se configurou minha prática docente nesse espaço e suas contribuições para minha autoformação. Para o alcance deste objetivo, assumo a narrativa autobiográfica como metodologia de investigação qualitativa que se ocupa das memórias de vida e das narrativas pessoais. Assim, narro fragmentos dos acontecimentos marcantes da minha vida, desde a infância, a formação, a docência e a pesquisa na pós-graduação. Revelo as experiências de vida no campo, bem como o processo de formação na Educação Básica e Ensino Superior. Os resultados indicam que o espaço campesino atua na construção da minha identidade docente, visto que é neste espaço que se configura a minha prática, por meio da interação com outros sujeitos - os estudantes - e com diferentes setores que configuram o campo.

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Biografia do Autor

Jonas Souza Barreira, Universidade Federal do Pará

Doutorando do Programa de Pós-Graducação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) - do Instituto de Educação Matemática e Cientifica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará ? UFPA. Na Linha de Pesquisa: Formação de Professores. Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Cientifica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará ? UFPA. Na Linha de Pesquisa: Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática. Possui graduação em Educação do Campo - ênfase em Matemática e Sistema de Informação pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA (2017) e graduação em Pedagogia - Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (2014). 

José Sávio Bicho, UNIFESSPA

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT/UFPA/UEA), mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (Área de concentração: Educação Matemática) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), especialista em EAD e Novas Tecnologias pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), atuando na Licenciatura em Educação do Campo (LPEC) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). Editor da RdDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação. Membro do GT05 - História da Matemática e Cultura da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Red Internacional de Etnomatemática. É vice-lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Práticas Socioculturais da Amazônia (GPEMAZON/UNIFESSPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Interculturalidade (GEPECI/UNIFESSPA). Participa do Grupo de Pesquisa Educação em Fronteiras (EmF/UFF) e do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino (NUPHCE/UNIFAP).

Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Universidade Federal do Pará

Doutora e mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciada em Pedagogia pela UFPA. Professora no Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática da UFPA.

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

BARREIRA, J. S.; BICHO, J. S.; MANFREDO, E. C. G. Narrativa autobiográfica de um professor camponês: o campo como lugar de pertencimento e de autoformação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 345–362, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p345-362. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8646. Acesso em: 19 abr. 2024.