Ser criança e viver a infância na escola de Educação Infantil à luz de Merleau-Ponty

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p375-391

Palavras-chave:

Fenomenologia, Criança, Existenciais, Ensino-Aprendizagem.

Resumo

À luz da fenomenologia de Merleau-Ponty, busca-se compreender como as experiências escolares de ensino, aprendizagem e construção do conhecimento pelas crianças estão articuladas à ideia que são também seres de infância envolvidas no cotidiano escolar, cujas experiências de ser no mundo confrontam-se ou dialogam com as das ações pedagógicas. Desenvolveu-se o trabalho a partir da abordagem fenomenológica, destacando a descrição da cotidianidade da vida como recurso para realização de uma aproximação do conhecimento relativo a um estar no mundo, reconhecendo no fazer da criança expressões de sua existência. O “ser-no-mundo” consiste estar no mundo apresentado pelo adulto, mas só pode ser apreendido a partir do próprio corpo da criança, que carrega existenciais de corporalidade, outridade, linguisticidade, temporalidade, espacialidade, culpabilidade e mundaneidade. Nas duas escolas de educação infantil lócus dessa pesquisa constatou-se o ser criança e o viver a infância em contextos e experiências diferenciadas; uma mais voltada à dimensão cognitiva da aprendizagem, com poucos momentos de ações pedagógicas destinadas ao brincar; na outra, era mais presente o respeito pelos existenciais da criança como ser-no-mundo. Pensar a criança pela ideia dos seus âmbitos existenciais nos aproxima do seu mundo vivido, articulando à sua condição de sujeito em atividades de aprendizagem escolarizada.

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Biografia do Autor

Jade Cristina Corrêa Peixoto, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas. E-mail: jadecristina08@gmail.com

José Vicente De Souza Aguiar, Universidade do Estado do Amazonas

Prof. do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia - UEA e do doutorado Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática- Reamec, doutor em Educação. Email:jvicente@uea.edu.br

Referências

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

PEIXOTO, J. C. C.; AGUIAR, J. V. D. S. Ser criança e viver a infância na escola de Educação Infantil à luz de Merleau-Ponty. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 375–391, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p375-391. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8454. Acesso em: 18 abr. 2024.