Narrativas implicadas sobre memória, cultura e negritude no Recôncavo da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p612-626

Palavras-chave:

Narrativas Implicadas, Identidade negra, Cultura Negra, Memória

Resumo

O presente texto aborda as experiências de formação cultural vividas no Recôncavo a partir da atuação no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Apresenta uma revisão teórica sobre narrativas implicadas, identidade negra e memória, bem como a descrição de manifestações culturais negras, suas expressões de saber-fazer religioso e artístico-cultural – nas cidades de Santo Amaro e Saubara – enfocadas através das experiências no Programa de Extensão Cultura e Negritude, das celebrações do Bembé do Mercado e das Cheganças de Saubara, patrimônios culturais negros alicerçados nas memórias, narrativas e histórias de vida de seus/suas participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Dias Pereira de Jesus, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas

Profa. Associada na Area de Conheicmento Formação geral, Interdisciplinaridade e Interculturalidade. Doutorado em Educação (FACEd/UFBA). Docente Permanente do Mestrado Estudos Interdisciplianres sobre Universidade (UFBA). Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas.

Referências

ALVES, Rita de Cássia Dias. Pereira.; NASCIMENTO, Cláudio Orlando Costa do Nascimento. (Orgs). Formação Cultural: sentidos epistemológicos e políticos. Cruz das Almas: EDUFRB; Belo Horizonte: Fino Traço, 2016.

ALVES, Rita de Cássia Dias. P.; NASCIMENTO, Cláudio Orlando Costa do Nascimento. Rodas de Saberes e Formação: metodologia afirmativa, fundamentos pedagógicos, currículo e formação identitária. In: ALVES, Rita de Cássia Dias Pereira; NASCIMENTO, Cláudio Orlando Costa do Nascimento; BLANDA, Leonardo Di; MOLINU, Martina (Orgs). Almanaque Pedagógico: Experiência Quilombola no Vale do Iguape – Recôncavo da Bahia. Cruz das Almas: EDUFRB, 2019. p. 40-44.

ARDOINO. Jacques. Abordagem Multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, Joaquim Gonçalves (org). Multirreferencilidade nas ciências e na educação. São Carlos: EdUFSCAR, 1998. p. 24-41.

ARAÚJO, Ubiratan Castro de. O Candomblé da liberdade. Secretaria Especial da Cultura. Disponível em: www. gov.br. Acesso em: 16 fev. 2020.

BHABHA. Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: EduUFMG, 2001.

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Líber livro, 2002.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬CUNHA, Sílvio Humberto dos Passos. Um retrato fiel da Bahia: sociedade-racismo-economia na transição para o trabalho livre no recôncavo açucareiro, 1871-1902. 2004, 279 f. Tese (Doutorado em História Econômica). Programa de Pós-graduação em História Econômica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬CUNHA, Sílvio Humberto dos Passos. Desenvolvimento, negritude e igualdade/; interfaces no contemporâneo. In: ALVES, Rita de Cássia Dias Pereira; NASCIMENTO, Cláudio Orlando Costa do Nascimento (Orgs). Formação Cultural: sentidos epistemológicos e políticos. Cruz das Almas: EDUFRB; Belo Horizonte: Fino Traço, 2016. p. 159-174.

FRAGA, Walter Filho. O 13 de maio e as celebrações da liberdade, Bahia, 1888-1893. Revista História Social. n. 19, p. 63-90, 2011. Disponível em https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/rhs/issue/view/28/showToc. Acesso em: 16 fev. 2020.

IANI, Octavio. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização, 2000.

Processo de Instrução de Registro: 01450.004789/2014-46 para reconhecimento patrimonial da celebração Bembé do Mercado por meio de execução TED IPHAN/UFRB. Maio, 2019.

KI-ZERBO. Joseph. Para quando África? Entrevista com René Holenstein. Rio de Janeiro: Pallas, 2006.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬JESUS, Rita de Cássia Dias Pereira. De como tornar-se o que se é: narrativas implicadas sobre a questão étnico-racial, a formação docente e as políticas para a equidade. 2007, 218 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.

JESUS, Rita de Cássia Dias Pereira; História de Vida e Formação. In: JESUS, Rita de Cássia Dias Pereira; NASCIMENTO, Cláudio Orlando Costa do. Currículo e Formação: diversidade e educação das relações étnico-raciais. Curitiba: Progressiva, 2010. p. 17-43.

JESUS. Murillo Pereira de. Bembé do Mercado em Santo Amaro: economia criativa nas religiões afro-brasileiras um aspecto de desenvolvimento. Projeto de Mestrado. Pós-Cult. 25fls. IHAC/UFBA, 2018.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004.

MACHADO. Vanda. Prosa de Nagô – educando pela cultura. 2ª. Ed. Salvador, EDUFBA, 2017.

MACHADO, Ana Rita de Araújo. Bembé do Largo do Mercado: Memórias do 13 de maio. Salvador. 2009. 133f. Dissertação (Mestrado) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, 2009.

MACHADO, Ana Rita Machado et. al. Santo Amaro no contexto do Recôncavo baiano: O bembé e suas especificidades. In: BAHIA. Secretaria de Cultura. Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia. Bembé do Mercado. Cadernos do IPAC, 7; Salvador: Fundação Pedro Calmon, 2014. p. 21-102.

QUIRINO, Manuel. A Bahia de Outrora. Editora Progresso, Salvador, 1995.

NÓVOA, Antonio. Vida de professores. 2ª ed. Porto, Portugal: Porto Editora, 1995. Porto, 1995.

NORA, Pierre. Ensaios de ego-história. São Paulo: Lisboa, 1995.

NUNES, Clarice. A reconstrução da memória: um ensaio sobre as condições sociais da produção do educador. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 61, 1987. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1246. Acesso em: 1 jun. de 2020.

NASCIMENTO, Cláudio Orlando Costa do, ALVES, Rita de Cássia Dias Pereira. Cultura e negritude: linguagens do contemporâneo. Cruz das Almas: EDUFRB; Belo Horizonte: Fino Traço, 2016.

OLIVEIRA, Eduardo David de. Cosmovisão africana no Brasil: elementos para uma filosofia afrodescendente. Curitiba: Gráfica Popular, 2006.

ROSÁRIO, Rosildo Moreira do. Cheganças e Marujadas: de uma travessia imaginária a um porto seguro. Projeto de Mestrado. 25 f. MPHADPI/CAHL-UFRB, 2019.

SILVA, Lorena Penna. Estudos sobre o Projeto de Extensão Cultura e Negritude: suas implicações no âmbito da cultura, da formação com ênfase nas religiões de matriz africana. 2019, 115f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Universidade, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.

SODRÉ, Muniz. Pensar nagô. Petrópolis: Vozes, 2017.

SENGHOR, Sédar Leopold. Liberdade I, negritude e humanismo. In: MACHADO, Vanda. Prosa de Nagô: educando pela cultura. 2ª. Ed., Salvador: EDUFBA, 2017. p. 170-185.

SOUZA, Elizeu Clementino de. ROCHA, Flávia de Aquino. Narrativas e Percursos de Formação: pesquisa (auto)biográfica e dispositivos de formação-ação. In: Currículo, Formação e universidade: autobiografias, permanência e êxito acadêmico de estudantes de origem popular. Cruz das Almas: EDUFRB, 2013. p. 18-25.

Downloads

Publicado

2020-06-29

Como Citar

JESUS, R. de C. D. P. de. Narrativas implicadas sobre memória, cultura e negritude no Recôncavo da Bahia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 612–626, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p612-626. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8097. Acesso em: 19 abr. 2024.