Pistas biográficas de Henriqueta Martins Catharino e a coleção de arte popular do Instituto Feminino da Bahia

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DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p692-708

Palavras-chave:

Biografia colecionista, Henriqueta Catharino, Instituto Feminino da Bahia,

Resumo

No encalço da biografia colecionista de Henriqueta Catharino, que criou e levou adiante o Instituto Feminino da Bahia (IFB, Salvador), instituição privada dirigida pela Fundação do Instituto Feminino da Bahia (FIFB) priorizamos a formação do Museu de Arte Popular dentre os segmentos museológicos que abriga. A metodologia amparou-se nos recortes de jornais, documentação arquivada no álbum Recordando do IFB (dos anos 1920 até final dos 1960), possibilitando observar a formação e deslocamento paulatino de coleções para compor museus, e os discursos institucionais situando o “artista anônimo”. Conclui-se que a manifestação colecionista de Henriqueta Catharino ficou encoberta pelas intenções derivadas da filosofia de vida caritativa concretizada pelos projetos desenvolvidos e posição social de destaque, facilitando o trânsito entre dois mundos separados pela ocupação de espaços sociais distintos (o da elite e o dos artesãos).

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Biografia do Autor

Suely Moraes Cerávolo, FFCH/UFBA

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa Observatório da Museologia na Bahia.

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Publicado

2020-06-29

Como Citar

CERÁVOLO, S. M. Pistas biográficas de Henriqueta Martins Catharino e a coleção de arte popular do Instituto Feminino da Bahia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 692–708, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p692-708. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7692. Acesso em: 19 abr. 2024.