Histórias de vida em pesquisa (auto)biográfica: circuito que inclui tempos, lugares e autorregulação da aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p71-90

Palavras-chave:

Histórias de vida, Tempo/lugar biográfico, Autorregulação da aprendizagem.

Resumo

Nossa proposta ao escrever este artigo foi buscar entender o tempo/lugar biográfico que inclui, no tempo da narrativa, o tempo objetivo e o tempo subjetivo. Esses tempos são vividos por educadores que percebem o seu tempo/lugar de diferentes maneiras, mas que, para eles, se constitui em um tempo/lugar de realizações, as quais influenciam reflexões que permitem ao sujeito aprender sobre si e sobre seu fazer, entendimento esse relevante para a autorregulação de ações direcionadas a uma vida mais profícua e feliz. Estabelecemos, dessa forma, um elo entre narrativas em histórias de vida, (auto)formação e autorregulação da aprendizagem, uma vez que, no percurso da vida, as pessoas encontram desafios, tensionamentos, alegrias e preocupações, os quais, ao serem narrados reflexivamente, contribuem para entender as vivências, desafios e obstáculos de ordem pessoal/profissional e para autorregulá-los. Essas dimensões foram por nós empiricamente observadas mediante o estudo da história de vida de uma destacada educadora/pesquisadora sul-rio-grandense – Maria Helena Menna Barreto Abrahão – realizado, tendo como fontes de análise narrativas a respeito dessa educadora/pesquisadora em publicações de ex-orientandos, colegas e amigos, além do próprio memorial por ela publicado, marcado pela reflexão sobre percursos pessoais, profissionais vividos e práticas de (auto)formação vivenciadas segundo tempos/lugares biográficos que lhes imprimem significado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Professora Adjunta da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas

Docente da disciplina Fundamentos Psicológicos da Educação e de Seminários avançados sobre Autorregulação da Aprendizagem no Programa de Pós-Graduação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas.

 

Ana Maragrida da Veiga Simão, Universidade de Lisboa

Professora catedrática na Faculdade de Psicologia (FP) da Universidade de Lisboa (UL_. Coordenadora da área de especialização e do Doutoramento Interuniversitário em Psicologia da Educação. Investigadora no Centro de Investigação em Ciência Psicológica da FP-UL. Investigação em autorregulação da aprendizagem, desenvolvimento profissional de professores, bullying e cyberbullying. Site: www.peo.psicologia.ulisboa.pt.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Do paradigma tecnicista à aventura (auto)biográfica – narrativa de uma pesquisadora em educação. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (org.). A nova aventura (auto)biográfica – Tomo II. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018a. p. 293-340.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. A aventura do diálogo (auto)biográfico: narrativa de si/narrativa do outro como construção epistemo-empírica. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; Da CUNHA, Jorge Luiz; VILLAS BÔAS, Lúcia. (org.). Pesquisa (auto)biográfica: diálogos epistêmico-metodológicos. Curitiba: CRV, 2018b. p. 25-49.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Reinventando a personagem de uma história que tinha tudo para não dar certo: Carlos Nelson dos Reis. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Memórias, identidades, experiências …Destacados Educadores Brasileiros em Histórias de Vida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018c. p. 43-70.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Memórias, identidades, experiências...destacados educadores brasileiros em Histórias de Vida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018d.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Intencionalidade, reflexividade, experiência e identidade em pesquisa (auto)biográfica: dimensões epistemo-empíricas em narrativas de formação. In: BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FERREIRA, Márcia Santos (org.). Perspectivas epistemo-metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Curitiba: CRV, 2016a. p. 29-50.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. A (re)invenção da personagem - revisitando a história de vida de uma destacada educadora sul-rio-grandense mediante leitura de fontes imagéticas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.) Destacados educadores brasileiros: suas histórias, nossa história. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016b. p. 263-286.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Destacados educadores brasileiros: suas histórias, nossa história. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016c.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Fontes orais, escritas e (áudio)visuais em pesquisa (auto)biográfica: palavra dada, escuta atenta, compreensão cênica. O studium e o punctum possíveis. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ARAÚJO, Mairce da Silva (org.). Pesquisa (auto)biográfica, fontes e questões. Curitiba: CRV, 2014a. p. 57-77.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Fuentes visuales y audiovisuales en la investigación (auto)biográfica - notas teóricas y metodológicas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BOLÍVAR, Antonio (org.). La investigación (auto)biográfica en educación: miradas cruzadas entre Brasil y España. Granada: Editorial Universidad de Granada; Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014b. p. 142-173.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Memórias memoráveis: educadores sul-rio-grandenses em histórias de vida. Porto Alegre: EDIPUCRS/ Ed. IPA, 2013.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Narrativas de autoformação: escritas de si, autorregulação da aprendizagem e reflexividade na prática pedagógica. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Pesquisa (auto)biográfica em rede. Natal/Porto Alegre/Salvador: EDUFRN/EDIPUCRS/EDUNEB, 2012a. p. 141-163.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; PASSEGGI, Maria Conceição. As narrativas de formação, a Teoria do Professor Reflexivo e a autorregulação da aprendizagem: uma possível aproximação. In: VEIGA SIMÃO, Ana Margarida; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo.; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Autorregulação da aprendizagem e narrativas autobiográficas: epistemologia e práticas. Natal/Porto Alegre/Salvador: EDUFRN/EDIPUCRS/EDUNEB, 2012b. p. 53-71.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Narrativas (auto)biográficas de formação e o entrelaçamento com a autorregulação da aprendizagem. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). (Auto)biografia e formação humana. Natal/Porto Alegre: EDUFRN/EDIPUCRS, 2010. p. 191-216.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Educadores sul-rio-grandenses: muita vida nas histórias de vida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Pesquisa (auto)biográfica - tempo, memória e narrativas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (org.). A aventura (auto) biográfica: Teoria e Empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004a.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Identidade e vida de educadores rio-grandenses: narrativas na primeira pessoa (...e em muitas outras). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004b.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). História e histórias de vida: destacados educadores fazem a história da educação rio-grandense. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. Madrid: Comunicación, 1970.

BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense. Obras Escolhidas, 1994. p. 91-107.

BOLÍVAR, Antonio. Prefácio. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). A nova aventura (auto)biográfica – Tomo II. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. p. 7-27.

BOLÍVAR, Antonio. Metodología de la investigación biográfico-narrativa: recogida y análisis de datos. In: PASSEGGI, Maria Conceição; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.) Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica – TOMO. II Porto Alegre: EDIPUCRS; Natal: EDUFRN, Salvador: EDUNEB, 2012. p. 79-109.

CATANI, Denice Barbara. Ficções teóricas e ficções (auto)biográficas: elementos para uma reflexão sobre ciência e formação no campo educacional. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ARAÚJO, Mairce da Silva (org). Pesquisa (auto)biográfica: fontes e questões. Curitiba: CRV, 2014. p. 27-37.

DELORY-MOBERGER, Christine. “De onde viemos? O que somos? Para onde vamos?”. Prefácio. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; PASSEGGI, Maria Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino (orgs.). Coleção Pesquisa (Auto)Biográfica: temas transversais. Natal/Salvador/Porto Alegre: EDUFRN/ EDUNEB/EDIPUCRS, 2012a.

DELORY-MOBERGER, Christine. A pesquisa biográfica; projeto epistemológico e perspectivas metodológicas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; PASSEGGI, Maria Conceição (org.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica – Tomo I. Natal, Porto Alegre, Salvador: EDUFRN/EDIPUCRS/EDUNEB, 2012b. p. 71-91.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação. São Paulo: Paulus, Natal: EDUFRN, 2008.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Compreensão Cênica: possibilidades interpretativas de narrativa de (auto)formação de ex-pibidianas. Educação em Pesquisa, São Paulo, v. 45. p. 1-17, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945190102 Acessado em: 10/09/2019.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Encontro com Maria Helena Menna Barreto Abrahão - tempo, memória, lembranças de histórias vividas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Memórias, identidades, experiências ... Destacados Educadores Brasileiros em História de Vida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. p. 175-215.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Narrativas de si e autorregulação da Aprendizagem. In: BARREIRO, Cristhianny Bento; CASTRO, Beatriz Helena Viana (Orgs.). Narrativas e pesquisa em educação. CRV, Cutitiba, 2017. p. 21-38.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; VEIGA SIMÃO, Ana Margarida; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Estratégias autorregulatórias para mediar os processos de ensino e de aprendizagem. Educação. (UFPel. Dossiê), v. 1, n. 42, 2012. Disponível em: doi: http://dx.doi.org/10.15210/caduc.v0i42. Acesso em: 10 set. 2019.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; VEIGA SIMÃO, Ana Margarida. Abordagem (auto)biográfica: narrativas de formação e de autorregulação da aprendizagem reveladas em portfólios reflexivos. Educação, Porto Alegre, 34 (2), p. 198-206, 2011. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8705. Acesso em: 20 set. 2019.

HONÓRIO FILHO, Wolney; ERBS, Rita Tatiana Cardoso. Temporalidade biográfica nas Histórias de Vida. In: SOUZA, Elizeu Clementino; VICENTINI, Paula Perin; CELI Lopes (org.). In: Vida, narrativa e resistência: biografização e empoderamento. Curitiba: CRV, 2018. p. 233-250.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: EDUCA, 2002.

LOIZOS, Peter. Vídeo, Filme e Fotografias como Documentos de Pesquisa. In: BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 137-155.

MARINAS, José Miguel. Lo inconsciente en las historias. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ARAÚJO, Mairce da Silva (org.). Pesquisa (Auto)Biográfica, fontes e questões. Curitiba: CRV, 2014. v. 1, p. 39-55.

MARINAS, José Miguel. La escucha en la historia oral. Palabra dada. Madrid: Editorial Síntesis, 2007.

PASSEGGI, Maria Conceição; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; DELORY-MOMBERGER, Christine. Reabrir o passado, inventar o devir: a inenarrável condição biográfica do ser. In: PASSEGGI, Maria Conceição; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica – Tomo II. Natal/Porto Alegre/Salvador: EDUFRN/EDIPUCRS/EDUEB, 2012. p. 29-57.

PINEAU, Gaston. A tríplice aventura (auto)biográfica: a expressão, a socialização e a formação. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Tomo I. Natal/Porto Alegre/Salvador: EDUFRN/EDUNEB/EDIPUCRS, 2012. p. 139-158.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, São Paulo: Editora da UNICAMP, 2007.

RICOEUR, Paul. Del texto a la acción. Ensayos de Hermenêutica II. México: Fondo de Cultura Económica, 2002.

RICOEUR. Paul. Tempo e narrativa. São Paulo: Papirus, 1995. Tomo II.

RICOEUR, Paul. O si-mesmo como um outro. Campinas: Papirus, 1990.

SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2010.

SANTAMARINA, Cristina; MARINAS, José Miguel. Historias de vida y historia oral. In: DELGADO, Juan Manuel; GUTIÉRRES, Juan Métodos y técnicas cualitativas de investigación en ciencias sociales. Madrid: Editorial Síntesis, 1994. p. 255-287.

SOUZA, Elizeu Clementino. Pesquisa narrativa e escrita (auto)biográfica: interfaces metodológicas e formativas. In: SOUZA, Elizeu Clementino; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p. 135-148.

VEIGA SIMÃO, Ana Margarida; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Autorregulação da aprendizagem: abordagens teóricas e desafios para as práticas em contextos educativos. Cadernos de Educação, Pelotas, v.45, p. 2-20, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/3814. Acesso em: 25 set. 2019.

VEIGA SIMÃO, Ana Margarida. Entrelaçar experiências narrativas com a autorregulação da aprendizagem. In: Abrahão. Maria Helena Menna Barreto. Pesquisa (auto)biográfica em rede. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012a. p. 113-140.

VEIGA SIMÃO, Ana Margarida. O valor da estimulação da recordação no desenvolvimento de práticas docentes reflexivas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo (org.). Práticas docentes e práticas de(auto)formação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012b. p. 120-144.

VEIGA SIMÃO, Ana Margarida; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Autorregulação da aprendizagem e narrativas autobiográficas: epistemologia e práticas. Natal/Porto Alegre/Salvador: EDUFRN/EDIPUCRS/EDUNEB, 2012.

ZIMMERMAN, Barry. Self-regulation: Where metacognition intersect. In: Hacker, Douglas; DUNLOSKY, John; GRAESSER, Arthur. Handbook of metacognition in education. Ney York: Routledge, 2009. p. 299-316.

ZIMMERMAN, Barry; RISEMBERG, Rafael. Self-regulatory dimensions of academic learning and motivation. In: Gary Phye (ed.), Handbook of academic learning. San Diego, CA: Academic Press, 1997. p. 105-125.

Downloads

Publicado

2020-06-28

Como Citar

FRISON, L. M. B.; VEIGA SIMÃO, A. M. da. Histórias de vida em pesquisa (auto)biográfica: circuito que inclui tempos, lugares e autorregulação da aprendizagem. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 71–90, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p71-90. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7508. Acesso em: 29 mar. 2024.