Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1435-1453

Resumo

Este trabalho teve como objetivo compreender o desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras. A pesquisa utilizou a metodologia de história de vida e formação, com base em Josso (2010), utilizando narrativas de histórias de vida e formação, realizadas com quatro professoras alfabetizadoras de escolas municipais, em tempos diferentes da profissão. Os dados foram organizados e categorizados a partir da análise de conteúdo descrita por Bardin (2011), revelando os seguintes elementos constitutivos do desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras: os laços de parentesco como primeiras forças a impulsionar a escolha pela profissão; as forças de trabalho do magistério que se constituiu como atividade feminina;  laços geracionais, estabelecidos com alunos ao longo da trajetória profissional; laços profissionais que possibilitam transformações  no fazer do professor; processos formativos que se constituem como laços contextuais da profissão constituídos nas e pelas relações estabelecidas com o grupo de trabalho, produzindo os conhecimentos da professora alfabetizadora e  marcando momentos de transformação no desenvolvimento profissional. Os elementos analisados encaminham para a compreensão do desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras como um processo interlaçado pela prática, formação para o exercício do magistério e pelas aprendizagens representativas do momento histórico e social da educação, que originam “laços” que passam a constituir o processo.

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Biografia do Autor

Liliamar Hoça, Universidade Cesumar

Doutora e mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); graduada em Pedagogia. Pesquisadora integrante do grupo Práxis Educativa-Dimensões e Processos da PUCPR, professora universitária Universidade Cesumar (UniCesumar), pedagoga da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba, exercendo a função de diretora do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Ronaldo Vadson Schwantes, em Curitiba (PR).

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Publicado

2020-10-11

Como Citar

HOÇA, L. Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 15, p. 1435–1453, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1435-1453. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7325. Acesso em: 20 abr. 2024.