A análise narrativa como possibilidade de uma linguagem para experiência

Autores

  • Adriana Barbosa de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marilena Bittar Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Luzia Aparecida de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p93-106

Palavras-chave:

Análise narrativa, experiências, pesquisa

Resumo

Nesse artigo, buscamos apresentar o percurso narrativo desenvolvido em uma pesquisa que teve como interesse investigar as percepções de estudantes de cursos de Licenciatura em Matemática, acerca de sua formação, para atuarem como professores de Matemática na educação básica. Trata-se de uma pesquisa de doutorado que mobilizou o uso de narrativas, na perspectiva de Antonio Bolívar, para a produção de dados e escritos sobre experiência e alteridade, desenvolvidos por Jorge Larrosa e Carlos Skliar, para o trabalho de composição com eles. Neste texto, apresentamos os olhares das pesquisadoras sobre o uso da análise narrativa como possibilidade para uma escrita sobre experiências.

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Biografia do Autor

Adriana Barbosa de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Sou professora de Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desde 2010 e nessa mesma instituição trilhei todo o meu caminho acadêmico. Inicialmente ingressei na Licenciatura em Matemática (2008) e depois, com o intuito de atuar como formadora de professores, cursei o Mestrado em Educação Matemática (2010). Um tempo depois resolvi me aventurar em um curso de Doutorado em Educação Matemática (2018) e me vinculei ao grupo de estudos HEMEP - História da Educação Matemática em Pesquisa. Em todos esses momentos meu interesse sempre foi pela Formação de professores de Matemática e é nesse campo que pretendo continuar desenvolvendo minhas atividades de ensino, extensão e pesquisa. 

Marilena Bittar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Titular do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS. Graduada em Matemática- Licenciatura Plena pela UFMS (1984), mestre em Matemática pela Universidade de Brasília (1987), doutora em Didática da Matemática pela Universidade Joseph Fourier / Grenoble I , França (1998) e pós doutora em Educação Matemática pela Universidade Grenoble-Alpes. Tem experiência na área de Educação Matemática, com pesquisas em Didática da Matemática e em tecnologia educacional. É líder do GT 14 (SBEM) - Didática da Matemática e do DDMat - Grupo de Estudos em Didática da Matemática.

Luzia Aparecida de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro. É coordenadora do Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa e membro do Grupo de História Oral e Educação Matemática - GHOEM. É professora adjunta do Instituto de Matemática e atua como coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da UFMS, campus de Campo Grande. Trabalha com pesquisa em Educação Matemática, principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, Narrativas e História Oral.

Referências

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Publicado

2019-04-19

Como Citar

OLIVEIRA, A. B. de; BITTAR, M.; SOUZA, L. A. de. A análise narrativa como possibilidade de uma linguagem para experiência. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 93–106, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p93-106. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5731. Acesso em: 25 abr. 2024.

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