Narrativas (auto)biográficas: percursos formativos de uma alfabetizadora

Autores

  • Julia Bolssoni Dolwitsch Universidade Federal de Santa Maria
  • Helenise Sangoi Antunes Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p998-1015

Palavras-chave:

Narrativas (auto)biográficas. Percursos formativos. Formação de professores.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal compreender, por meio das narrativas (auto)biográficas, os percursos formativos de uma alfabetizadora, no interior do Rio Grande do Sul, permeando suas experiências em relação à escolha profissional, aos primeiros anos na docência e às memórias sobre a profissão. Ao longo do texto, procuramos dividir a nossa escrita com autores que discutem e defendem que as narrativas (auto)biográficas se constituem em caminhos possíveis para dialogar sobre o processo de (auto)formação docente. Os percursos formativos da alfabetizadora revelam uma história repleta de sonhos e dificuldades, em que a vontade de se tornar professora e a busca pela formação foram maiores em relação às poucas oportunidades que teve ao longo da sua trajetória.

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Biografia do Autor

Julia Bolssoni Dolwitsch, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Aluna do Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização (GEPFICA).

Helenise Sangoi Antunes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora Titular do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização (GEPFICA).

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

DOLWITSCH, J. B.; ANTUNES, H. S. Narrativas (auto)biográficas: percursos formativos de uma alfabetizadora. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 3, n. 9, p. 998–1015, 2018. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p998-1015. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5606. Acesso em: 28 mar. 2024.