Entre cadernos e pincéis: a obra inacabada na educação da princesa “flor”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p578-590

Palavras-chave:

Princesa Maria Amelia, Educação de crianças nobres, Cartas pessoais, Escritas íntimas, Império do Brasil.

Resumo

O trabalho tem como foco recompor aspectos biográficos da princesa Maria Amélia, conhecida como a “princesa Flor”, sobretudo, procurando analisar parte da esmerada educação que recebeu, tendo em vista o lugar presumível que ocupava naquele momento histórico, decorrente de seu parentesco muito próximo com o imperador do Brasil e com a rainha de Portugal, ambos seus meios-irmãos. Em um plano mais específico, são abordadas as cartas escritas pela princesa Maria Amélia para o irmão, Pedro II, nos anos de 1838 a 1853, que faziam parte de um programa de educação das crianças nobres, cuja “arte” epistolar era um dos conhecimentos a serem adquiridos, desde os primeiros ensinamentos. Os procedimentos metodológicos referem-se a um estudo baseado em fontes histórico-documentais e bibliográficas, com destaque para autores que já se debruçaram sobre a vida da princesa Maria Amélia, assim como jornais contemporâneos ao período estudado, especificamente, o Jornal O Panorama, publicado na cidade de Lisboa, no exemplar datado do ano de 1853. A princesa-Flor revelou uma excepcional formação, expondo nos salões europeus a educação esmerada que recebeu, enaltecida nos meios aristocráticos. Contudo, sua vida foi precocemente ceifada pela tuberculose, deixando profunda dor na duquesa de Leuchtenberg, assim como no irmão, que manteve com ela uma constante e fraterna correspondência.

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Biografia do Autor

Maria Celi Chaves Vasconcelos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Minho (2011). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2004). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1999). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1995). Graduada em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1984). Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped). Professora Titular da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), de 1998 a 2015, atuando nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação. Diretora da Faculdade de Educação (FE/UCP) de 2004 a 2008. Diretora do Centro de Teologia e Humanidades (CTH/UCP) de 2008 a 2013. Membro do Conselho Universitário (CONSUN/UCP) e Presidente do Conselho Acadêmico da Faculdade de Educação (CONAC/UCP) de 2004 a 2012. Diretora da Seção Rio de Janeiro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) de 2012 a 2013; Vice-diretora da mesma Seção (ANPAE/RJ) desde 2015. Membro do Comitê de Iniciação Científica da UCP (IC/UCP) de 2011 a 2014. Chefe do Departamento de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação (DEPAG/UERJ) de agosto de 2013 a março de 2018; Subchefe do mesmo Departamento (DEPAG/UERJ) de março de 2012 a agosto de 2013. Bolsista de Produtividade do CNPq desde 2011. Bolsista do Programa Prociência/Uerj desde 2015. Jovem Cientista da FAPERJ de 2012 a 2014. Cientista do Nosso Estado desde 2018. Autora de livros, capítulos e artigos científicos; e organizadora de coletâneas resultantes de trabalhos de pesquisa. Membro do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro de 2009 a 2016. Membro do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro desde 2013. Presidente da Câmara Conjunta de Educação Profissional e Superior do Conselho Estadual de Educação desde 2016. Vice-Presidente eleita do Conselho Estadual de Educação para o período 2017-2019. Pesquisadora na área de História da Educação e Políticas Educacionais, com ênfase na educação doméstica no Brasil oitocentista e criação/consolidação dos sistemas educacionais, além da educação na casa (homeschooling) e suas implicações na atualidade. Líder do Grupo de Pesquisa "História e memória das políticas educacionais no território fluminense" (Uerj/CNPq).

Ana Cristina Borges Lopez Monteiro Francisco, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2017). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis(2011). Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Estácio de Sá (2000). Especialista em Teologia Fundamental pela Universidade Católica de Petrópolis(2011). Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (1997). Conciliadora do Juizado Especial Criminal, nomeada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (1998/2000). Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (2003/2005). Membro das Comissões de Ensino Jurídico - Ordem dos Advogados do Brasil/RJ (2005/2006) e de Estágio(2009). No magistério há mais de vinte anos, com experiência na área de Direito (desde 1998), com ênfase em Direito Penal, Processo Penal, Criminologia, Pesquisa Jurídica. Linhas de pesquisa: Direito Penal, História do Direito, Direito Educacional, Ensino Jurídico.

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Publicado

2018-09-14

Como Citar

VASCONCELOS, M. C. C.; FRANCISCO, A. C. B. L. M. Entre cadernos e pincéis: a obra inacabada na educação da princesa “flor”. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 578–590, 2018. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p578-590. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5102. Acesso em: 28 mar. 2024.