Visual Storytelling e Pesquisa-formação na Cibercultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n7.p290-305

Palavras-chave:

Visual Storytelling, fotografia, pesquisa-formação, formação de professores

Resumo

Imagens, narrativas e sons permeiam nosso cotidiano desde sempre; suas formas e meios de difusão foram mudando ao longo da história da humanidade. Narramos histórias orais, nas pedras das cavernas, no livro impresso, no rádio, no cinema, na televisão e hoje por meio de todo tipo de tela. A hipermídia é a linguagem da cultura contemporânea e nos inspiramos nos seus fenômenos narrativos para pensar e criar as práticas pedagógicas. Partindo desse contexto, o presente artigo apresenta uma pesquisa-formação desenvolvida no ano 2015, na disciplina Tecnologias na Educação do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, na qual o Visual Storytelling (narração visual de histórias), na rede social Instagram, foi um dos gêneros trabalhados como proposta pedagógica da formação de professores. Mediante a arte de lembrar, as professoras em formação trouxeram suas recordações da escola, materializadas em narrativas e imagens digitais, lançando novos olhares sobre os artefatos tecnológicos da infância. Neste artigo, revolvemos, a ideia da potência das hiperescritas de si, no processo de formação docente.

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Publicado

2018-04-26

Como Citar

MADDALENA, T. L.; D’ÁVILA, C.; SANTOS, E. Visual Storytelling e Pesquisa-formação na Cibercultura. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 290–305, 2018. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n7.p290-305. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3872. Acesso em: 6 out. 2024.