Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativas

Autores

  • Andrea Matias Queiroz Universidade de Brasília - UNB

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p470-482

Palavras-chave:

Jovens de uma orquestra, Experiências formativas em música, Pesquisa autobiográfica.

Resumo

Este trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender como os jovens da Orquestra de Cordas do Projeto Música para Crianças - OMPC continuam estudando música ao longo de suas vidas. O referencial teórico utilizado foi desenvolvido a partir dos conceitos que tratam da juventude, com base em autores como Groppo (2000), León (2005), Abramo, (2005), bem como o conceito de experiência formativa e a busca de si no processo de formação e da vida na perspectiva abordada por Christine Josso (2004; 2010). A metodologia utilizada consiste na abordagem autobiográfica, na qual a subjetividade dos indivíduos torna-se ponto fundamental para este estudo (Delory-Momberger, 2012). A técnica de pesquisa trata-se da Entrevista Narrativa baseada nos pressupostos de Schutze (2010). Olhar para as experiências formativas em música desses jovens poderá nos indicar caminhos para discutir dimensões envolvidas na continuidade desses jovens estudando música ao longo da vida.

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Biografia do Autor

Andrea Matias Queiroz, Universidade de Brasília - UNB

Universidade de Brasília. Departamento de Música. Programa de Pós-Graduação Música em Contexto

Referências

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

QUEIROZ, A. M. Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 470–482, 2017. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p470-482. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3667. Acesso em: 18 abr. 2024.