Entre a casa e a escola: sobre percursos e viagens!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p395-412

Palavras-chave:

acesso a escolarização, viagens, percursos escolares.

Resumo

O objetivo deste artigo constitui-se em destacar registros memorialísticos de professoras e professores que atuaram no ensino primário catarinense (1950 a 1980), com foco nas passagens em que rememoram idas e vindas para chegarem à escola. Os relatos que são aqui analisados foram registrados por professoras, que atuaram na rede estadual de ensino de Santa Catarina, e discorrem sobre a trajetória escolar, a carreira profissional e as experiências pedagógicas. De um universo bem mais amplo, foram escolhidos 137 registros de professoras que compartilham suas memórias, ora como alunas e ora como professoras. Entre as lembranças partilhadas, estão as dificuldades que encontraram para estudar e o deslocamento da casa até a escola e vice-versa, que aparece com grande riqueza de detalhes, desvelando aspectos do cotidiano escolar que têm sido pouco socializados. Como resultado das análises, foi possível narrar, com base em “registros memorialísticos”, a partir do ponto de vista das professoras, percursos que fizeram e suas vivências como veiculadoras e portadoras de conhecimentos que são apropriados nas escolas normais e nos institutos de formação. Revelam também que o que caracteriza uma viagem não é apenas a distância percorrida, mas as vicissitudes encontradas no percurso.

Palavras-chave: Acesso a escolarização. Viagens. Percursos escolares.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielly Samara Besen, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestra em Educação / UFSC, Doutoranda em Educação UDESC.

Observatório de Práticas Escolares - OPE / Projeto de Pesquisa: Objetos em Viagem: Provimento material da escola primária em países ibero-americanos (1870 – 1920)
Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina - GPFESC

Vera Lucia Gaspar da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Educação, Professora Associada.

Observatório de Práticas Escolares - OPE / Projeto de Pesquisa: Objetos em Viagem: Provimento material da escola primária em países ibero-americanos (1870 – 1920)
Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina - GPFESC

Emerson Correia da Silva, Faculdade Cesusc

Doutor em Educação, Professor Assistente.

Grupo de pesquisa: Gestão e Tecnologia no Ensino Superior - GeTES


Referências

ALVES, Leonora. Questionário concedido ao Projeto Memória Docente.. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, novembro de 2010.

AURAS, Gladys Mary Teive. Modernização econômica e formação do professor em Santa Catarina. Florianópolis: Editora da UFSC, 1998.

__________. Entre o discurso e a prática: um olhar sobre a escola normal catarinense nos anos sessenta. In: SCHEIBE, Leda; DAROS, Maria das Dores. (Orgs.). Formação de professores em Santa Catarina. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2002. p. 165-178.

BESEN, Danielly Samara. Entre a rigidez e flexibilidade legal: os impactos das exigências de escolaridade sobre a identidade profissional dos professores primários em Santa Catarina (1950-1980). Florianópolis, 2011. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Portaria Ministerial nº 955, de 21 de julho de 1994. Tem por objetivo amenizar o problema do acesso dos alunos a escolas. Plano Nacional de Transporte Escolar. Brasília, DF, 2011.

___________. Decreto nº 6.768, de 10 de fevereiro de 2009. Disciplina o Programa Caminho da Escola. Brasília, DF, 2009.

___________. Lei nº 10.880, de 9 de junho de 2004. Institui o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar - PNATE e o Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos, dispõe sobre o repasse de recursos financeiros do Programa Brasil Alfabetizado, altera o art. 4o da Lei no 9.424, de 24 de dezembro de 1996, e dá outras providências. Brasília, DF: Casa Civil, 2004.

___________. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: 1988. 292 p.

___________. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus. Brasília, DF: MEC, 1971.

___________. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Lei de Diretrizes e Bases da

Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1961.

CANDIDO, Angélica. Questionário concedido ao Projeto Memória Docente. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, novembro de 2010.

CONRADI, Catarina. Questionário concedido ao Projeto Memória Docente. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, novembro de 2010.

CARDOSO, Silmara de Fatima; ZERBINATTI MORAES, Dislane. Viajar é inventar o futuro: narrativas de formação e o ideário educacional brasileiro nos diários e relatório de Anísio Teixeira em viagem à Europa e aos Estados Unidos (1925-1927). Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2014.

CARVALHO. Ismael. Questionário concedido ao Projeto Memória Docente. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, agosto de 2010.

CATANI, Denice. Apresentação. In: CARDOSO, Silmara de Fatima; ZERBINATTI MORAES, Dislane. Viajar é inventar o futuro: narrativas de formação e o ideário educacional brasileiro nos diários e relatório de Anísio Teixeira em viagem à Europa e aos Estados Unidos (1925-1927). Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2014. p. 7-12.

CAVALCANTE, Beatriz. Questionário concedido ao Projeto Memória Docente. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, novembro de 2010.

DAROS, Maria das Dores. Formação de professores em Santa Catarina: breves considerações sobre sua história. In: DAROS, Maria das Dores; DANIEL, Leziany Silveira; SILVA, Ana Claudia da. (Orgs.) Fontes históricas: contribuições para o estudo de professores catarinenses (1883-1946). Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2005. p. 11-22.

FERBER, Luiza Pinheiro. Um mal necessário: as escolas isoladas no projeto republicano (Santa Catarina, 1911-1928). Florianópolis: 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

FIORI, Neide de Almeida. Apresentação. In: GASPAR DA SILVA , VERA LUCIA; SHUEROFF, Dilce. (Orgs.). Memória docente: Histórias de professores catarinenses (1890-1950). Florianópolis: UDESC Editora, 2010. p. 9-24.

FLUSSER, Dilma. Questionário concedido ao Projeto Memória Docente. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, novembro de 2010.

GASPAR da SILVA, Vera Lucia. “Profissão: Professora!” In: CAMPOS, Maria Christina Siqueira de Souza; GASPAR DA SILVA, Vera Lúcia. (Orgs.). Feminização do magistério: vestígios do passado que marcam o presente. Bragança Paulista, SP: Editora da Universidade São Francisco, 2002. p. 95-121.

GOMES, Irene. Questionário concedido ao Projeto Memória Docente. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, novembro de 2010.

GORGES, Helena. Questionário concedido ao Projeto Memória Docente. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, novembro de 2010.

GUIMARÃES, Lídia. Questionário concedido ao Projeto Memória Docente. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, outubro de 2010.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Anuários Estatísticos do Brasil. Base de dados. Brasília, DF: IBGE, 2017. Disponível em: <http://seculoxx.ibge.gov.br/home-seculo-xx˃. Acesso em: 18 mar. 2017.

KINCHESCI, Ana Paula. É preciso fazer por merecer: representações docentes sobre o “ser aluno” (Santa Catarina, 1940-1970). 2015. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

KONS, Ester. Questionário concedido ao Projeto Memória Docente. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, novembro de 2010.

MARQUES, Sônia. Questionário concedido ao Projeto Memória Docente. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, novembro de 2010.

MELO, Marilandês Mól Ribeiro de. Sílvio Coelho dos Santos – um intelectual moderno no Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais (CEPE) – SC: pertencimento, missão social e educação para a formação/modernização (1960/1970). 2008. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

_______. Não sei se valeu a pena ter sido professor, mas foi uma vida: convergências e divergências entre o projeto de modernização do governo catarinense e o corpo docente da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (década de 1960). 2014. 391 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

MEC/FNDE. FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Apresentação. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/transporte-escolar/transporte-escolar-apresentacao˃. Acesso em: 19 mar. 2017.

MEYER, FLORENTINA. Questionário concedido ao Projeto Memória Docente. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, novembro de 2010.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; GONDRA José Gonçalves. (Orgs.). Viagens pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007.

MONTEIRO, Vilma. Questionário concedido ao Projeto Memória Docente. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, novembro de 2010.

NUNES, TEREZINHA. Questionário concedido ao Projeto Memória Docente. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, novembro de 2010.

PEREIRA, Elisa. Questionário concedido ao Projeto Memória Docente. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, novembro de 2010.

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO OESTE. Rio do Oeste, história em imagens. 2017. Disponível em: <http://www.riodooeste.com.br/historia/?id=institu/album&p=1&r=2&i=6˃. Acesso em: 18 mar. 2017.

PROENÇA, Maria. Questionário concedido ao Projeto Memória Docente. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, novembro de 2011.

RECH, Zilma. Questionário concedido ao Projeto Memória Docente. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, novembro de 2010.

RIBEIRO, Ângela. Questionário concedido ao Projeto Memória Docente. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, novembro de 2010.

RIOS, Margarida. Questionário concedido ao Projeto Memória Docente. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, novembro de 2010.

ROSA, Glória. Questionário concedido ao Projeto Memória Docente. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, outubro de 2010.

SANTA CATARINA. Lei nº 5.684, de 9 de maio de 1980. Dispõe sobre o serviço público de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros e dá outras providências. Florianópolis, SC, 1980.

___________. Plano Estadual de Educação, 1969/1980. Florianópolis: SEE, 1969a.

___________. Lei nº 4.394, de 20 de novembro de 1969. Dispõe sobre o sistema estadual de ensino. Florianópolis, SC: 1969b.

___________. Lei nº 3.191, de 06 de maio de 1963. Dispõe sobre o Sistema Estadual de Ensino. Florianópolis, SC: 1963.

___________. Lei nº 2.373, de 15 de junho de 1960. Concede gratificação a professor normalista. Florianópolis, SC, 1960.

___________. GOVERNADOR, 1961-1966 (CELSO RAMOS). Plano de Metas do Governo Celso Ramos. Florianópolis, SC: 1961.

___________. Lei nº 1.629, de 22 de dezembro de 1956. Dispõe sobre o reajustamento do quadro de funcionários públicos civis do poder executivo, concede aumento de vencimentos e salários a funcionários civis e militares, a extranumerário mensalistas e a inativos e dá outras providências. Florianópolis, SC, 1956.

SARDÁ, Zenir. Questionário concedido ao Projeto Memória Docente. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, novembro de 2010.

SCHEIBE, Leda; DAROS, Maria das Dores. Formação de professores em Santa Catarina. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2002.

SCHNEIDER, Juliete. A democratização do acesso ao ensino secundário pela expansão do ciclo ginasial normal em Santa Catarina (1946-1969). 2008. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

SENS, Joana. Questionário concedido ao Projeto Memória Docente. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, novembro de 2010.

SILVEIRA, Úrsula. Questionário concedido ao Projeto Memória Docente. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, novembro de 2010.

STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara. História, memória e história da educação. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara. (Orgs.). História e memórias da educação no Brasil. 4. ed. Petrópolis, /RJ: Vozes, 2011. (Século XX, 3).

VALLE, Ione Ribeiro. Burocratização da educação: um estudo sobre o Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1996.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

BESEN, D. S.; GASPAR DA SILVA, V. L.; SILVA, E. C. da. Entre a casa e a escola: sobre percursos e viagens!. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 395–412, 2017. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p395-412. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3443. Acesso em: 20 abr. 2024.