Escritas de si, escritas da liberdade: representações sobre as viagens em autobiografias de escravizados

Autores

  • Alexandra Lima da Silva

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p413-427

Palavras-chave:

Autobiografias, escravizados, viagens, Histórias da Educação

Resumo

Compreender os significados das representações sobre as viagens construídas em autobiografias escritas por sujeitos nascidos na escravidão, nos Estados Unidos, no século XIX, é o horizonte do presente trabalho. Harriet Jacobs, Amanda Berry Smith, Frederick Douglass, Booker Washington e John Brown, nascidos no cativeiro, fizeram uso da palavra e das viagens, para construir a própria liberdade. O presente estudo situa-se no campo da história da educação e compreende as narrativas de vida como um ego-documento, uma vez que a narrativa e a memória são elementos constituintes da prática de registrar a própria vida. Viajar e escrever foram caminhos da liberdade, no plural.

Palavras-chave: Autobiografias. Escravizados. Viagens. Histórias da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Lima da Silva

É doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com período de bolsa sanduíche financiado pela CAPES na Universidad de Alcalá e bolsa nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Bacharel, licenciada e mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ, Campus Maracanã e professora no ProPed/UERJ. Coordenou a produção do documentário Olhares: Instituições educativas centenárias de Cuiabá (FAPEMAT/2014). É pesquisadora da FAPERJ no programa Jovem Cientista do Nosso Estado (2015). Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: história da educação, história do ensino de história, produção de materiais didáticos. Apresentou trabalhos em eventos acadêmicos na Espanha, Portugal, México, Colômbia, Alemanha, Estados Unidos e Turquia. É co-organizadora do livro Outros tempos, outras escolas (2014).

Referências

ABREU, Aline. Celebrating Womanhood and Motherhood in (Post) Slave Narratives: a contemporany reading of Harriet Jacobs’s Incidents in the Life of a Slave Girl and Maya Angelous’s I know why the bird sings. Rio de Janeiro: Dissertação (Mestrado em Literatura Inglesa) UERJ, 2006.

ANDREWS, William L. Tell a Free Story: The First Century of Afro-American Autobiography, (1760-1865). Illinois: Illinois Press, 1986.

ANDREWS, William L. Sisters of the Spirit: Three Black Women’s Autobiographies of the Nineteenth Century (Bloomington: Indiana University Press, 1986.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes e AMADO, Janaina. (org.). Usos & abusos da história oral. 8ª ed. Rio de Janeiro: FGV. 1996, p. 184.

BROWN, Jonh. Slave Life in Georgia: A Narrative of the Life, Sufferings, and Escape of John Brown, a Fugitive Slave, Now in England. London: W. M. Wattz, 1855.

CUNHA, Maria Teresa S. Do Baú ao Arquivo: Escritas de si, escritas do outro. Patrimônio e Memória (UNESP. Online), v. 3, 2007.

DOUGLASS, Frederick. A Narrativa da Vida de Frederick Douglass, um Escravo Americano: Escrita por ele mesmo. Tradução de Leonardo Vidal, 2016.

DOUGLASS-CHIN, Richard. Preacher Woman Sings the Blues: The Autobiographies of Nineteenth-Century African American Evangelists (Columbia, Missouri: University of Missouri Press, 2001.

EMERSON, Mark. Scholarly edition of the Grand Tour diaries of Frederick Douglass and Helen Pitts Douglass. Master in Arts, Indiana University, 2003.

FARIAS, Adriana Merly. Female slave narratives consistency and permanence: a study of two texts from the XIXth and XXth centuries. Rio de Janeiro: Dissertação (Mestrado em Literatura Inglesa), UERJ, 2012.

GENOVESE, Eugene. Roll, Jordan, Roll: The World the Slaves Made. New York: Vintage, 1972.

GLEDHILL, Helen Sabrina. Travessias racialistas no Atlântico negro: reflexões sobre Booker T. Washington e Manuel R. Querino. Salvador, Tese (Doutorado em Estudos Étnicos e Africanos), UFBA, 2014.

GOMES, Ângela de Castro. Em família: a correspondência entre Oliveira Lima e Gilberto Freyre. In: GOMES, Ângela de Castro (org). Escrita de si, escrita da História. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2004, p. 51-76.

_______.Escrita de si, escrita da História: a título de prólogo. In: GOMES, Ângela de Castro (org). Escrita de si, escrita da História. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

HILL, Kimberly DeJoie. Careers across color lines: american women missionaries and race relations, 1870-1920. Chapel Hill, Dissertação (Mestrado), University of North Carolina, 2008.

IANNI, Octávio. A metáfora da viagem. In: Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

ISRAEL, Adrienne. Amanda Berry Smith: From Washerwoman to Evangelist. Lanham, MA: Scarecrow Press, 1998.

JACOBS, Harriet. Incidentes na vida de uma escrava, contados por ela mesma. Rio de Janeiro: Campus, 1988.

LEITE, Miriam Moreira. Livros de viagem (1803-1900). Rio de Janeiro, Ed UFRJ, 1997.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.

MILLER, Randall & SMITH, John. Dictionary of Afro-American Slavery. Greenwood Press, 1988.

OLNEY, J. I was born: slave narratives, their status as autobiography and as literature. In: DAVIS, Charles T.; GATES JR., Henry Louis (Org.). The slave’s narrative. New York: Oxford University Press, 1990. p. 148-175.

SALGUEIRO, Valéria. Grand Tour: uma contribuição à história do viajar por prazer e amor à cultura. Revista Brasileira de História. Viagens e viajantes. São Paulo, ANPUH, v. 22, n.44, 2002.

SILVA, Alexandra Lima da. Escritores da liberdade: autobiografias de escravos, memória e história da educação. Educação em foco (Belo Horizonte), v. 19, p. 103-132, 2016.

SMITH, Amanda Berry. An autobiography. The story of the Lord’s dealings with Mrs. Amanda Smith the colored evangelist. Chicago: Meyer & Brother Publishers, 1893.

WASHINGTON, Booker T. The Story of My Life and Work. Cincinnati, Ohio: W.H. Ferguson Company, 1900.

_________. Up From Slavery: An Autobiography. GARDEN CITY, NEW YORK

DOUBLEDAY & COMPANY, INC, 1901.

______. My Larger Education: Being Chapters from My Experience. Garden City, NY: Doubleday, Page. 1911.

_____. Memórias de um negro. Traduzido por Graciliano Ramos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1940.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

DA SILVA, A. L. Escritas de si, escritas da liberdade: representações sobre as viagens em autobiografias de escravizados. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 413–427, 2017. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p413-427. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3407. Acesso em: 25 abr. 2024.