Diálogos intergeracionais na docência no ensino médio de territórios rurais: narrativas (auto)biográficas de práticas educativas

Autores

  • Fabrício Oliveira da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Adelson Dias de Oliveira Universidade do Vale do São Francisco - UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n7.p306-323

Palavras-chave:

Prática educativa, Docência, Ensino médio, Juventudes, Ruralidades

Resumo

O texto objetiva compreender como as experiências formativas de professores e jovens do Ensino Médio são construídas em contexto rural. A problemática explica-se pela questão norteadora: de que maneira os docentes significam suas práticas educativas e as inter-relacionam com a juventude e a contextualização do ensino? Como núcleos de sentido decorrentes do estudo, estão localizados: a identidade pessoal e profissional em contexto rural e a pertinência dos valores familiares, como significativos para a formação e o desenvolvimento da profissão, as condições de trabalho no âmbito das ruralidades e os sentidos do ensino médio nesse processo. É uma pesquisa qualitativa, fenomenológica, que toma como princípios a abordagem (auto)biográfica. Utiliza-se da entrevista narrativa como dispositivo de recolha de dados. Para a reflexão sobre os resultados, toma a análise compreensiva mediada pelos princípios da hermenêutica. Como resultados aparentes é possível indicar a existência de divergências no entendimento do que significa a escola e o lugar de vivência, demarcado por distâncias geracionais, o que provoca, dessa forma, um afastamento nos propósitos do fazer educacional, pelo docente, e de viver a prática educativa, pelos jovens alunos, marcados pelo seu lugar.

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Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cpntemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP. Professor assistente da Universidade do Estado da Bahia, loptado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT - Campus XVI.

Adelson Dias de Oliveira, Universidade do Vale do São Francisco - UNIVASF

Professor da Universidade Vale do São Francisco – Campus de Juazeiro – Ba. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC – da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Membro do grupo de pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade – DIVERSO.

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Publicado

2018-04-26

Como Citar

SILVA, F. O. da; OLIVEIRA, A. D. de. Diálogos intergeracionais na docência no ensino médio de territórios rurais: narrativas (auto)biográficas de práticas educativas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 306–323, 2018. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n7.p306-323. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2902. Acesso em: 29 mar. 2024.