Uma educadora e seus (sócio) educandos: autobiografias e múltiplas identidades no ensino de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p389-409

Palavras-chave:

Ensino de História, Saber docente, Narrativa, Identidades, Autobiografia

Resumo

Como experiências autobiográficas podem contribuir para que (sócio) educandos percebam suas múltiplas identidades? A partir dessa questão, pretendo apresentar e analisar uma atividade pedagógica realizada com adolescentes acusados de cometer atos infracionais e por isso estarem internados em uma unidade de medidas socioeducativas. A escrita deste artigo possibilita entender outra experiência autobiográfica, a da educadora em questão, que é também uma professora-pesquisadora-autora do ensino de História. Entrelaçando esses dois fios autobiográficos, esta narrativa em primeira pessoa pretende dar materialidade pedagógica a discussões teóricas, a partir dos conceitos de identidade, autobiografia e saber docente no campo do ensino de História e da educação popular, com educandos em uma situação triste e peculiar: a da privação de liberdade.

 

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Biografia do Autor

Elisa Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestra em Ensino de História pelo Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

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Publicado

2022-11-04

Como Citar

SILVEIRA, E. Uma educadora e seus (sócio) educandos: autobiografias e múltiplas identidades no ensino de história. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 21, p. 389–409, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p389-409. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13956. Acesso em: 19 abr. 2024.