Um mundo além da escola: trânsitos culturais, histórias de vida e saberes de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p860-874

Palavras-chave:

Formação de Professores. Saberes Profissionais de Professores. Histórias de Vida. Trânsitos Culturais. Lugares de Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta reflexões resultantes da pesquisa de pós-doutorado que objetivou (re)conhecer processos formativos e práticas culturais, escolares e não escolares, que tenham produzido ao longo da vida os saberes profissionais de professores de Ensino Fundamental das redes públicas de ensino de Presidente Prudente, SP, como condição para o exercício do ofício docente na perspectiva de uma escola pública de qualidade e para todos. Aqui apresentamos um recorte destacando o papel atribuído aos trânsitos culturais que estes docentes experienciaram no decorrer da vida e que os formaram os professores que são. Está inscrito na perspectiva da pesquisa narrativa, busca (re)constituir as histórias de vida de seis professores através de entrevistas narrativas e toma como base teórica, além dos estudos referentes aos saberes profissionais de professores, o conceito de “lugares de aprendizagem” a partir de Ellsworth (2005). Desde as histórias de vida dos professores constata-se que a escola aparece como lugar privilegiado de socialização dos saberes profissionais oriundos da sua própria experiência nos diferentes espaços da escola. Contudo, os trânsitos culturais compõem de forma significativa os saberes (de experiência) que sustentam as práticas pedagógicas dos professores-narradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Campos de Quadros, Faculdade de Ciências e Tecnologia UNESP

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Professora substituta do curso de licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Presidente Epitácio. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Política Pública e Espaço Escolar (GPFOPE) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Yoshie Ussami Ferrari Leite, Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Livre Docente pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Atuou junto ao curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP e é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma FCT/UNESP  . É líder do Grupo de Pesquia Formação de Professores, Políticas Publicas e Espaço Escolar (GPFOPE/UNESP). Assocada à ANPEd, Associação Brasileira de Pesquia (Auto)Biográfica

.

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Pedagogia: a arte de erigir fronteiras. In: BUJES, Maria Isabel Edelweiss; BONIN, Iara Tatiana (orgs.) Pedagogias sem fronteiras. Canoas, RS: Ed. ULBRA, 2010. p. 21-31
ARFUCH, Leonor. Memoria y autobiografia: exploraciones en los limites. Buenos Aires: FCE, 2013.
BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. (Obras Escolhidas, Vol. 1) 5 ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 197-221.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças de velhos. 18 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2ed. rev. Uberlândia: EDUFU, 2015.
CONTRERAS, José Domingos. Tener historias para contar: profundizar narrativamente la educacion. Roteiro. Joaçaba, SC, UNOESC, v. 41, n. 1, p.15-40, jan. /abr. 2016. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9259 . Acessado em: 5 fev. 2021.
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 24 ed. 3 reimp. Campinas, SP: Papirus, 2014.
ELLSWORTH, Elizabeth. Places of Learning: media, archtecture, pedagogy. New York: Routledge, 2005.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. 1 ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd, n. 19, p. 20-28, jan./abr.2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. Acessado em: 5 fev. 2021.
LARROSA, Jorge. La Experiencia de la Lectura. Barcelona: Alertes, 1996.
LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. O lugar das práticas na formação inicial de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf. Acessado em: 20 jul. 2018.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (org). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.
ROCKWELL, Elsie. De huellas, bardas y veredas: uma história cotidiana em la escuela. In: ROCKWELL, Elsie (coord). La escuela cotidiana. 6 reimp. México: FCE, 2014.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 14 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012a.
TARDIF, Maurice. O que é o saber da experiência no ensino?. In: ENS, Romilda Teodora; BEHRENS, Marilda Aparecida; VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos. (orgs) Trabalho Docente e Saberes do Professor. 2 ed. Curitiba: Champagnat, 2012b. p. 27-41.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. (orgs) O ofício do professor: histórias, perspectivas e desafios internacionais. 6 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TEIXEIRA, Leny Rodrigues Martins. A formação docente: as narrativas autobiográficas como recurso para um enfoque clínico. In: REBOLO, Flavinês; TEIXEIRA, Leny Rodrigues Martins; PERRELLI, Maria Aparecida de Souza. (org) Docência em Questão: discutindo trabalho e formação. Campinas: Mercado de Letras, 2012. p. 109-134.

Downloads

Publicado

2021-12-24

Como Citar

QUADROS, M. C. de; LEITE, Y. U. F. Um mundo além da escola: trânsitos culturais, histórias de vida e saberes de professores : . Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 19, p. 860–874, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p860-874. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11224. Acesso em: 23 abr. 2024.