Formação do cantar centrada na docência: reconstruindo a trajetória de Felipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p927-942

Palavras-chave:

História de formação. Estágio Curricular Supervisionado. Entrevista narrativa. Formação musical.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a formação do cantar de Felipe, estagiário de Licenciatura em Música, pela perspectiva da pesquisa (auto)biográfica. Inicialmente, contextualizamos o lugar de encontro, o espaço de formação e o cantar em sua trajetória formativa. Descrevemos como foi realizada a entrevista narrativa oral e destacamos pesquisas com licenciandos na área de educação musical. Em seguida, compartilhamos a história de Felipe construída de maneira conjunta, ressaltando o seu desejo de ser professor, sua formação musical e pedagógico-musical, e suas experiências profissionais. O que mais nos chamou atenção na história do estagiário foi a forma como ele organizou a sua formação, demonstrando ter autonomia em relação às suas escolhas formativas, de modo que potencializa sua autoformação. A docência parece ser o ponto principal de sua trajetória, pois durante a narrativa, Felipe se vê como professor e sua formação é concretizada por meio de suas experiências docentes. A pesquisa (auto)biográfica é um exercício do próprio sujeito que o leva a conhecer sua formação, refletindo e sintetizando e, portanto, conhecendo a si mesmo e o modo como aprende.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dyane Rosa, Escola Expressão / ´Professora

Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010). É pós graduada na área de música - Práticas Sociais pela CENSUPEG (2012) e fez Canto Erudito no Conservatório EMESP - Escola de Música de São Paulo. Concluiu recentemente o mestrado acadêmico em Música na área de educação Musical na UDESC e foi bolsista da CAPES. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia vocal, canto, educação musical, formação docente, regência, coro infanto-juvenil e musicologia histórica. 

Nome: Dyane Rosa

Endereço Institucional: Rodovia João Gualberto Soares, 3260 Ingleses do Rio Vermelho, Florianópolis SC

Telefone: (48) 99808 2765

E-mail: dyanerosa@gmail.com                                   

Titulação: Mestre

Instituição a que pertence: Escola Expressão

Cargo que ocupa: professora

Grupo de Pesquisa: Educação Musical e Formação Docente

Teresa Mateiro, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC / Professora associada

Teresa Mateiro é Professora Associada do Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e integra o corpo docente permanente dos Programas de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Música (PPGMUS) e Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES). Coordena o Grupo de Pesquisa “Educação Musical e Formação Docente” (CNPq/UDESC). É Ph.D. em Filosofia e Ciências da Educação – Educação Musical pela Universidad del País Vasco (Espanha), mestre em Educação Musical e licenciada em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil). Realizou pesquisa a nível de pós-doutorado na Lund University (Suécia), como bolsista da CAPES. Foi professora da Escola de Música, Arte e Teatro da Örebro University (Suécia) e atuou também como professora do curso de Música-Licenciatura a distância da Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília (UAB/UnB). Durante cinco anos foi professora de música em escolas de educação básica, regente de coro infantil e professora de piano e flauta doce, na cidade de Porto Alegre (RS). Foi Coordenadora dos Cursos de Música da UDESC durante o biênio 2003-2005 e Diretora de Ensino de Graduação do Centro de Artes (CEART) na gestão 2013-2017. Foi Diretora Regional (2001-2003) e Tesoureira (2003-2005) da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Foi membro da Comissão de Avaliação da área de Música do ENADE junto ao INEP/MEC, entre 2014 e 2016. Foi editora da Revista NUPEART (CEART/UDESC) no período de 2011-2018. É editora da Revista Orfeu do PPGMUS e membro do Conselho Editorial das Revistas: DAPesquisa, Música em Contexto e Revista Internacional de Educación Musical (RIEM). É coautora dos livros: Práticas de ensinar música (Sulina, 2014), Pedagogias em Educação Musical (InterSaberes, 2011) e Pedagogias Brasileiras em Educação Musical (2016). Como pesquisadora desenvolve pesquisas na área da formação docente, privilegiando temas como prática pedagógica, conhecimento profissional do professor de música, programas curriculares, práticas musicais escolares e estudos transculturais em educação musical. 

Nome: Teresa Mateiro

Endereço Institucional: Av. Madre Benvenuta, 1907, Bairro Itacorubi, Florianópolis SC

Telefone: (48) 99975 0012

E-mail: teresa.mateiro@udesc.br

Titulação: Doutora

Instituição a que pertence: Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Cargo que ocupa: professora associada

Grupo de Pesquisa: Educação Musical e Formação Docente

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Autobiographical research: Memory, time and narratives in the first person. European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, vol.3, n.1, p. 29-41, 2012. Disponível em: https://www.pedocs.de/volltexte/2012/6734/pdf/RELA_2012_1_Abrahao_Autobiographical_research.pdf. Acesso em: 13 mar. 2021.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Narrativas (auto)biográficas de formação e o entrelaçamento com a autorregulação da aprendizagem. In: ABRAHÃO, Maria Helena Barreto (org.). (Auto) biografia e Formação Humana. Porto Alegre: Paulus, EDUFRN, ediPUCRS, 2010. p. 191-216.

ALMEIDA, Jéssica de. Biografia músico-educativa: produção de sentido sem meio à teia da vida. 2019. 366 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

ALVES, Gislene de Araújo. A construção da identidade profissional de licenciandos em música da UFRN: Um estudo de narrativas autobiográficas. 2015. 149 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.

AMORIM, Aline Diniz de; FERNANDES, Maria José da Silva. A Prática Docente e a Construção da Identidade Profissional do Professor. In: Congresso Nacional De Educação Educare (Congresso), XVIII, 2017. Anais... [s. l.: s. n.], 2017. p. 4613 – 4626. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23490_13836.pdf. Acesso em: 11 dez. 2021.

AZEVEDO, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de; GROSSI, Cristina; MONTANDON, Maria Isabel. Formatos alternativos para a prática de ensino em música: a experiência da Universidade de Brasília. In: MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jussara (org.). Práticas de Ensinar Música. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008. p. 65-89.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editor, 1994.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores/as: um olhar dirigido à literatura educacional. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. (org.). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet FAPERJ, 2008. p. 65-89.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Sobre o conceito de formação na abordagem (auto)biográfica. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 157-164, maio/ago. 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8700. Acesso em: 13 mar. 2021.

CALVENTE, Glória. Sing or not to sing. In: SOBREIRA, Silva (Org.) Desafinando a escola. Brasília: Musimed, p.66-89, 2013.

CUNHA, António Camilo. Representação do “bom” professor: o “bom” professor em geral e o “bom” professor de educação física em particular. Educação em Revista. Marília, v. 11, n. 2, p- 41-52, 2010.

DOMINICÉ, Pierre. A epistemologia da formação ou como pensar a formação. In: MACEDO, Roberto Sidnei; PIMENTEL, Álamo; REIS, Leonardo Rangel dos; AZEVEDO, Omar Barbosa (org.). Currículo e Processos formativos: experiências, saberes e culturas. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 19-38.

DOMINICÉ, Pierre. O que a vida lhes ensinou. In: NÓVOA, Antonio; FINGER, Mathias (org.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo/Natal: Paulus e EDUFRN, 2010. p. 189-222.

FIALHO, Vania Malagutti. A orientação do estágio na formação de professores de música. In: MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara (org.). Práticas de Ensinar Música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços, formação. 3ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2014, p. 54-56.

GONTIJO, Millena Brito Teixeira. O movimento (auto)biográfico no campo da educação musical no Brasil: um estudo a partir de teses e dissertações. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan. fev. mar. abr., 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 11 dez. 2020.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a narrativa e a identidade. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. A aventura (auto)biográfica: teoria & empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 11-22.

JORGENSEN, Estelle R. Alguns desafios para a educação musical: o que podem fazer os professores de música? In: BOAL-PALHEIROS, Graça; BOIA, Pedro S. (org.). Desafios em educação musical. Porto: CIPEM/INET-md, 2020. p. 17-36.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: EDUCA, 2002.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho Guareschi. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 90-113.

MADEIRA, Ana Ester Correia; MARQUES, Mônica Luchese; PEDROLLO, Silani; MATEIRO, Teresa. Pesquisa (auto)biográfica em educação musical: análise da construção do conhecimento em teses e dissertações. In: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educadores Musicais: A Educação Musical Brasileira e a construção de um outro mundo (Congresso), XXV, 2021. Anais..., nov. 2021.

MARQUES, Mônica, Luchese. PEDROLLO, Silani; MADEIRA, Ana Ester Correia. Neologismos entre educação musical e pesquisa (auto)biográfica. In: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educadores Musicais: A Educação Musical Brasileira e a construção de um outro mundo (Congresso), XXV, 2021. Anais..., nov. 2021.

MATEIRO, Teresa; ROSA, Dyane. “Voz é emoção, é personalidade”: a história de um Licenciando em Música. In: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educadores Musicais (Congresso), XXIV, 2019, Campo Grande. Anais... Campo Grande, nov. 2019. p. 1-15. Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/284/20. Acesso em: 11 jan. 2021.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n.1, p. 67-86, jan./abr. 2016. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267. Acesso em: 13 mar. 2021.

PEDROLLO, Silani; MATEIRO, Teresa; MARQUES, Mônica Luchese; MADEIRA, Ana Ester Correia. Pesquisas (auto)biográficas: abordagens metodológicas na produção acadêmica em Educação Musical. In: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educadores Musicais: A Educação Musical Brasileira e a construção de um outro mundo (Congresso), XXV, 2021. Anais..., nov. 2021.

PENNA, Maura. Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 16, p. 49-56, mar. 2007. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/291. Acesso em: 13 mar. 2021.

PEREIRA, Marcus Villela. Sobre histórias de vida e autoformação: um enfoque ético e estético. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). (Auto)biografia e Formação Humana. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. p. 123-138.

PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da Abem, Londrina, v.22, n.32, p. 90-103, jan./jun. 2014. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/464/388. Acesso em: 13 mar. 2021.

REINICKE, Priscila Kuhn. Educação musical com estudantes trabalhadoras da pedagogia noturno/UFSM: mobilizações em grupo no estágio supervisionado. 2019. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, 2019.

RÖPKE, Camila Betina; MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do. (Auto)biografia e educação musical: Produção de teses em educação, história e música entre os anos de 2015 e 2019. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 06, n. 17, p. 207-223, jan./abr. 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9278/7953. Acesso em 11 jan. 2021.

ROSA, Dyane. Sentidos na Formação do Cantar: narrativas de estagiários de Licenciatura em Música. 2020. 153 f. Dissertação (Mestrado em música) - Programa de Pós-graduação em Música do Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.

SANCHO, Juana Maria; HERNANDEZ, Fernando. Las historias de vida y las experiencias del profesorado ante los cambios. In: SANCHO, Juana Maria (org.). Con la voz propia. Los cambios sociales y profesionales desde la experiencia de los docentes. Barcelona: Octaedro, S.L., 2011. p. 8-23.

SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, p. 1-22, 1987.

SOUZA; Elizeu Clementino; MEIRELES, Mariana Martins de. Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, n. 39, p. 282-300, 2018. Disponível em: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/4750. Acesso em: 11 jan. 2021.

STEPHENS, J. Artistic Knowledge in Practice. In: GEORGII-HEMMING, E.; BURNARD, Pamela; HOLGERSEN, Sven-Erik (Ed.). Professional Knowledge in Music Teacher Education. Aldershot: Ashgate, 2013. p. 73-96.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 6 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

TORRES, Maria Cecília de Araujo Rodrigues. Identidades musicais de alunas de pedagogia: músicas, memórias e mídia. 2003. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.

Downloads

Publicado

2021-12-24

Como Citar

ROSA, D.; MATEIRO, T. Formação do cantar centrada na docência: reconstruindo a trajetória de Felipe. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 19, p. 927–942, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p927-942. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11197. Acesso em: 20 abr. 2024.