Chamada submissão de artigos - Dossiê (Auto)biografias e ensino v. 7, n. 21 – Maio/Agos. 2022

2022-02-04

Chamada submsisões de artigos - Dossiê (Auto)biografias e ensino - v. 7, n. 21 - Maio/Agos. 2022.

A (auto)biografia pode estar presente nas metodologias de diferentes áreas disciplinares. Concomitantemente ao aumento das pesquisas e de publicações sobre relatos (auto)biográficos e formação docente no final do século XX, houve a ampliação do número de professores que se apropriaram da (auto)biografia para desenvolver métodos pedagógicos, pois viam nesta prática um dispositivo de pesquisa-formação para superar o ensino centralizado no docente, oportunizando aos discentes um espaço privilegiado no processo ensino aprendizagem. A narrativa e a (auto)biografia na sala de aula advém das preocupações dos professores, que desejam que os saberes escolares estejam contextualizados e relacionados com os percursos e trajetórias de vida-formação-profissão dos alunos. A (auto)biografia possibilita a ampliação do diálogo, estimula a compreensão por parte dos alunos de que são sujeitos de um processo sócio-histórico, no qual a linguagem possui um papel preponderante. Nesta perspectiva, é importante pensar que o conhecimento escolar, embora tenha como referência saberes científicos ou culturais, não é uma simples reprodução destes, mas possui uma lógica própria, elaborada a partir de um processo de didatização, resultado de operações de transposição didática. A interseção de práticas (auto)biográficas e de ensino envolve dimensões curriculares, estrutura do conhecimento disciplinar, proposta pedagógica, recursos didáticos, além de conteúdos e conceitos articulados as histórias, memórias e narrativas dos diferentes atores sociais. O dossiê (Auto)biografia e ensino objetiva socializar pesquisas sobre processos de didatização da (auto)biografia desenvolvidas na educação infantil, no ensino fundamental, médio ou superior, oportunizando reflexões e debates sobre os desafios da transposição didática do relato (auto)biográfico e suas contribuições para os processos formativos.

Coordenação:

Patrícia Coelho (PUC-RJ)

Juçara Mello (PUC-RJ)

 

Submissão de textos: até 10 de abril de 2022 utilizar template disponibilizado no Sistema da Revista. Não serão aceitos textos submetidos que não estejam no template.

Informações sobre as normas de publicação e diretrizes de submissão de trabalhos encontram-se na plataforma SEER, no seguinte endereço:  http://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/

Outras informações através do e-mail: biographassociacao@gmail.com

Conselho Editorial da RBPAB