Prorrogada Chamada de artigos Dossiê Narrativas, pandemia e adoecimento social - v. 5, n. 16 – Edição Especial – 2020

2020-05-09

Dossiê Narrativas, pandemia e adoecimento social

v. 5, n. 16 – Edição Especial – 2020

Prorrogada: até 05 de agosto de 2020

 

A pandemia da Covid-19 é um evento de proporções planetárias que vem provocando profundas repercussões pessoais, sociais, sanitárias, educacionais, culturais, econômicas e políticas. Ao passo que o isolamento se mostra como a estratégia mais eficaz de proteção das populações, ele vem produzindo angústia, medo, tensões diante dos riscos psicossociais, dos novos cuidados e hábitos de saúde e da confrontação com a própria vulnerabilidade física, emocional e social que se impõe a todos, de forma global. A confrontação com a morte e com a finitude da vida ou com a condição de vida precária, traz à tona um tema tabu que ganha contornos ainda mais duros diante da impossibilidade de manter ritos de passagem que secularmente estruturam as relações pessoais e dão forma às histórias de vida. Desde aqueles relacionados as celebrações ou as despedidas e lutos.

No campo do trabalho, as transformações que se impõem encontram nas tecnologias digitais, tão largamente evoluídas no curso dos últimos 15 anos, as condições de possibilidade para dar uma continuidade à projetos e planos, apesar das incertezas quanto ao futuro. Ao mesmo tempo em que escancaram as desigualdades de acessos a essas mesmas tecnologias e aprofundam as diferenças sociais de grupos.  

Esse conjunto de fatores vem interrogando as maneiras conhecidas de ser e estar consigo e em sociedade. Formas estas por vezes interrompidas e alteradas, demandando um esforço pessoal e coletivo de buscar novas saídas e soluções para dar forma às experiências vividas e aos aprendizados adquiridos.

Se por um lado a vulnerabilidade, a precariedade, as incertezas, tensões e interrogações podem ser vistas como elementos que diminuem as possibilidades de agir dos indivíduos, por outro, elas podem ser tomadas como potência que estimulam a reflexão e a produção; verdadeiras passarelas que convidam professores e pesquisadores ao exercício de colocar em diálogos as bases epistemológicas da pesquisa (auto)biográfica com o contexto atual, a fim de contribuir com o avanço dos estudos em ciências humanas e sociais.

A experiência de viver a pandemia do Covid19 pode-se tornar, então, um lócus de reflexão, de criação e de expansão de novas maneiras de habitar o mundo e de habitar a si mesmo. As narrativas, enquanto meios, locais e suportes de produção de si e de configuração subjetiva ganham ainda mais relevo e atualizam sua importância no contexto atual.

Neste contexto, a RBPAB, comprometida com os indivíduos em sociedade e com as maneiras de dar forma ao vivido por meio das narrativas, lança o dossiê “Narrativas, pandemia e adoecimento social” com vistas a dar uma contribuição significativa para a compreensão da situação atual excepcional. Aberto a textos de reflexão teórica e metodológica, que se proponham a colocar em diálogo o lugar das narrativas diante das transformações recentes, busca-se refletir sobre os processos formativos e educacionais, sobre as perspectivas de investigação narrativa, sobre as condições de vida, de trabalho, de saúde e de organização social atual e futura. O dossiê é, portanto, um convite ao exercício de tecer conexões entre as narrativas enquanto ferramentas epistemológicas, metodológicas, de resistência e de emancipação social. Como um elogio às narrativas, os artigos poderão tratar de temas como: conjuntura política atual, trabalho docente; trabalho em saúde; Tecnologias de Informação e Comunicação e isolamento social; saúde e educação; adoecimento e trabalho; os rituais e os lutos; aprendizagens com a doença; aprendizagens e o confinamento social; casos clínicos e doenças crônicas; medos e grupos de risco; resiliências em tempos de pandemia.

 

Coordenação: 

Raquel Alvarenga Sena Venera (Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE)

Camila Aloisio Alves (Faculdade de Medicina de Petrópolis - FMP)

Submissão de textos: até 30 de julho de 2020

Informações sobre as normas de publicação e diretrizes de submissão de trabalhos encontram-se na plataforma SEER, no seguinte endereço:  http://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/

Outras informações através do e-mail: biographassociacao@gmail.com

Comissão Editorial RBPAB