Democratização da literatura na Educação Básica: experiências no subprojeto de português e literaturas do PIBID (2018-2020) na UFRJ

Autores

  • Alessandra Fontes Carvalho da Rocha
  • Diego Domingues
  • Luiz Guilherme Ribeiro Barbosa
  • Marcos Scheffel

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v10i1.9332

Resumo

A partir da articulação entre educação básica e ensino superior, apresentamos, neste artigo, alguns trabalhos desenvolvidos entre setembro de 2018 e dezembro de 2019 no Programa de Iniciação à Docência (Pibid) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pretendemos falar sobre dois dos projetos que tiveram lugar em dois núcleos do Pibid: i) Mobilivro, que aborda a formação de comunidades de leitores na escola; e ii) A poesia ao meu redor: o diálogo entre a produção poética da baixada fluminense e aulas do sexto ano, que desenvolveu o letramento literário dos alunos, partindo do diálogo proposto entre poetas do cânone brasileiro e autores contemporâneos moradores da mesma região na qual a escola está localizada. Antes disso, consideramos alguns aspectos teóricos sobre o letramento literário e a educação literária que sempre nortearam nossas ações em tais projetos e os saberes necessários para a prática docente.

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Publicado

2020-08-12

Como Citar

DA ROCHA, A. F. C.; DOMINGUES, D.; BARBOSA, L. G. R.; SCHEFFEL, M. Democratização da literatura na Educação Básica: experiências no subprojeto de português e literaturas do PIBID (2018-2020) na UFRJ. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 1, p. 153–174, 2020. DOI: 10.30620/p.i.v10i1.9332. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/9332. Acesso em: 28 mar. 2024.