Presença da tradição oral e bíblica em A Dama Pé de Cabra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v13n2.p301

Palavras-chave:

Resenha, Alexandre Herculano, Lenda, A Dama Pé de Cabra

Resumo

A lenda da Dama do Pé de Cabra aparece adaptada à origem de várias famílias nos Livros de Linhagens. Segundo José Matoso, ela constitui uma versão de um conto muito conhecido em toda a Europa, embora ele não especifique a sua origem. Essa mesma lenda foi reescrita pelo escritor português Alexandre Herculano sob o título “A Dama Pé de Cabra – Rimance de um jogral”, e embora datada como sendo do século XI, a origem da lenda, assim como a fonte utilizada por Herculano, é desconhecida, e não sabemos se ele utilizou a lenda em si ou a lenda retratada nos Livros de Linhagem. Contudo, não pretendo discorrer sobre a questão da origem nesse trabalho. Abordarei o caráter oral da narrativa de Herculano, confrontando os elementos literários encontrados na sua versão da lenda com aqueles dos Livros de Linhagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Décio Torres Cruz, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professor aposentado da UFBA e da Uneb, ensaista, poeta, contista, crítico literário e Ph.D. em Literatura Comparada pela SUNY, Buffalo. É membro da Academia de Letras da Bahia e da Academia Contemporânea de Letras de São Paulo. Autor, dentre outros, de Histórias roubadas (2022) e Paisagens interiores (2021).

Referências

BÂ, A. HAMPATÉ. A tradição viva. In: História Geral da África: I. Metodologia e pré-História da África. Coordenador J. Kizerbo. São Paulo: Ática, 1982.

HERCULANO, A. A Dama Pé de Cabra. Lendas e Narrativas. Tomo II. Lisboa: Imprensa Nacional, 1851.

J. VANSINA, A tradição oral e sua metodologia. In: História Geral da África: I. Metodologia e pré-História da África. Coordenador J. Kizerbo. São Paulo: Ática, 1982.

MATOSO, J. Introdução. In: Narrativas dos Livros de Linhagens. Lisboa: Imprensa Nacional, 1983.

Publicado

2024-03-05

Como Citar

CRUZ, D. T. Presença da tradição oral e bíblica em A Dama Pé de Cabra. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 13, n. 2, p. 301–306, 2024. DOI: 10.30620/pdi.v13n2.p301. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n2p301. Acesso em: 29 abr. 2024.