Representações femininas em diferentes versões da peça “Anfitrião” no Brasil Colônia e sua relação com a historiografia de Ronaldo Vainfas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v13n2.p211

Palavras-chave:

Gênero, História, Sociedade, Teatro

Resumo

O artigo realiza uma análise comparativa das representações da mulher em diferentes versões da peça “Anfitrião”, de Plauto, em especial nas versões de Camões e Antônio José da Silva na época do Brasil Colônia. Trata-se de uma comédia sobre o mito de nascimento de Hércules, mas que se desenrola em torno de temas como relações de poder, violência, estupro e adultério. O estudo explora as nuances das personagens femininas, suas interações com os elementos sociais e históricos das respectivas épocas de escrita de peças e como essas representações dialogam com as pesquisas de Ronaldo Vainfas sobre a posição da mulher na sociedade colonial brasileira. As diferenças entre as versões da peça são examinadas em relação à visão social da mulher, da traição, da punição e de formas de resistência feminina. Por fim, o trabalho busca contribuir para um entendimento mais abrangente das mudanças culturais e sociais ao longo dos séculos, através da lente da literatura e de suas interações com a realidade histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alysson Ramos Artuso, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Doutorado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2012) em linha de pesquisa de Estatística e Probabilidade Aplicadas. Pós-doutorado na UCL University College, Dinamarca (2019), sobre materiais didáticos. Atualmente sou professor do Instituto Federal do Paraná.

Referências

CANDIDO. Antonio. Literatura e Sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.

CAMÕES, Luis de. Teatro de Camões. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2014.

GONÇALVES, Rodrigo Tadeu. A comédia e seus duplos: o Anfitrião de Plauto. Curitiba: Kotter Editorial, Cotia: Ateliê Editorial, 2017.

ISER, Wolfgang: O Fictício e o Imaginário Perspectivas de uma Antropologia Literária. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999.

MOTT, Luiz. O sexo proibido. Virgens, gays e escravos nas garras da Inquisição, Campinas, SP: Papirus, 1988.

SILVA, Antônio José da. Obras completas. Lisboa: Sá da Costa, 1957.

SOUZA, Laura de Mello e. O diabo e a Terra de Santa Cruz. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

VAINFAS, Ronaldo. Trópico dos pecados. Moral, sexualidade e Inquisição no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

Publicado

2024-03-05

Como Citar

ARTUSO, A. R. Representações femininas em diferentes versões da peça “Anfitrião” no Brasil Colônia e sua relação com a historiografia de Ronaldo Vainfas. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 13, n. 2, p. 211–223, 2024. DOI: 10.30620/pdi.v13n2.p211. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n2p211. Acesso em: 29 abr. 2024.