O exercício da leitura subjetiva como ato político

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v13n2.p17

Palavras-chave:

Estudante, Letramento, Leitura

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre o letramento literário nas aulas de língua Portuguesa, tomando como escopo didático-metodológico o exercício da leitura subjetiva para o ensino da literatura na escola pública. Esse recorte decorre da preocupação de que a escola promova níveis de resistência em não conceber novas práticas que possam auxiliar o ensino da leitura em coprodução ao conhecimento do estudante. Para esse fim o texto manterá um diálogo constante com o pensamento de Paulo Freire e Jessé Souza como suporte teórico para entender a condição econômica, política e social do povo brasileiro, extraindo desses autores possibilidades reflexivas para conceber o exercício da leitura literária como ato político na/para sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Berenice da Cruz, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Profa. Dra. da Universidade do Estado da Bahia, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Líder do Grupo de pesquisa GEREL, Pós-doutorado em Letras pela (UFS).

Referências

BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017.

CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. Leitura literária na escola: desafios e perspectivas de um leitor. Salvador: EDUNEB, 2012.

CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. Educação literária e desafios digitais: dilemas da BNCC. In: Fórum linguístico, Florianópolis, v. 18, n . 2, p. 6233-6246, abr./jun. 2021.

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 4. Edição. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1978.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 15. Edição. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2021.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. 12. Edição. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2022.

SOUZA, Jessé. A elite do atraso. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2019.

SOUZA, Jessé. Brasil dos humilhados: uma denúncia da ideologia elitista. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2022.

Publicado

2024-03-05

Como Citar

CRUZ, M. de F. B. da. O exercício da leitura subjetiva como ato político. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 13, n. 2, p. 17–39, 2024. DOI: 10.30620/pdi.v13n2.p17. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n2p17. Acesso em: 29 abr. 2024.