Ensino multilíngue e letramento para pessoas privadas de liberdade

a experiência da remição por leitura multilíngue

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v13n2.p157

Palavras-chave:

Remição, Leitura, Língua Estrangeira, Produção Textual

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da influência da participação na remição por leitura na forma como ocorre o processo de letramento e ensino multilíngue dentro do contexto carcerário. A investigação busca responder ao problema de pesquisa: até que ponto a proposta de leitura de obras bilíngues/multilíngues na remição por leitura é fator de motivação na aprendizagem de Língua Inglesa, Língua Espanhola, dentre outras? Quanto a metodologia, a pesquisa foi descritiva e de natureza qualitativa e consistiu numa pesquisa bibliográfica e documental. Dentre os documento analisados estão Portaria do Poder Judiciário e Projeto de Remição Bilingue/Multilíngue elaborado a partir dos dados de uma pesquisa do Estágio Pós-doutoral do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que trabalhou em 2022 aspectos referentes a inclusão através da leitura de obras literárias e produção textual na prisão; além dos relatórios trimestrais das atividade educacionais implementadas na unidade prisional que possibilitam uma melhor compreensão da elaboração e implementação de uma proposta de leitura de obras bilíngues/multilíngues. Os resultados apontam que o letramento proposto no Projeto de Remição ocorre em diferenciados níveis e a participação na remição por leitura é fator de motivação para aprendizagem de uma língua estrangeira no âmbito da unidade prisional pesquisada, havendo uma correspondência entre a língua estrangeira (inglês ou espanhol) do romance escolhido e a língua pretendida no exame a ser prestado (ENEM e ENCCEJA).

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Biografia do Autor

Sandro José Gomes, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Gestor de Unidade Prisional na Bahia, possui Pós-Doutorado em Direitos Humanos e Democracia no CENID – México e Pós-Doutorado em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), é Doutor em Psicologia pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL).

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Publicado

2024-03-05

Como Citar

GOMES, S. J. Ensino multilíngue e letramento para pessoas privadas de liberdade: a experiência da remição por leitura multilíngue. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 13, n. 2, p. 157–172, 2024. DOI: 10.30620/pdi.v13n2.p157. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n2p157. Acesso em: 29 abr. 2024.