Romances gráficos como leitura escolar: Watchmen e a ficção amparada na História

Auteurs-es

  • João Cláudio Arendt
  • Roberto Rossi Menegotto

DOI :

https://doi.org/10.30620/p.i..v6i2.3298

Résumé

No presente artigo, propomos a inserção de romances gráficos na sala de aula, especialmente nas disciplinas de literatura e língua portuguesa. Esse recente gênero textual, derivado das Histórias em Quadrinhos (HQs) tradicionais, surpreende, muitas vezes, por sua qualidade gráfica e temática. No caso específico de Watchmen, de Alan Moore, realizamos uma breve análise de fatos históricos nela presentes. Partimos de uma rápida definição de romance gráfico, passamos por dados biográficos do autor e por dados do contexto geral da obra e desembocamos na análise de duas capas de jornal com manchetes reais presentes em Watchmen, com o intuito de verificarmos a relação entre a graphic novel e eventos históricos da humanidade. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2017-02-13

Comment citer

ARENDT, J. C.; MENEGOTTO, R. R. Romances gráficos como leitura escolar: Watchmen e a ficção amparada na História. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 6, n. 2, p. 125–139, 2017. DOI: 10.30620/p.i.v6i2.3298. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3298. Acesso em: 17 mai. 2024.