Mente corporificada: mapeamento do conceito, interfaces e possibilidades de aplicação

Autores

  • Maíra Avelar

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v5i1.2687

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar o conceito de mente corporificada, tendo em vista a relevância dele na área de linguística Cognitiva. Primeiramente, traçamos um histórico do conceito, contextualizando-o no âmbito das Ciências Cognitivas e da Filosofia. Posterioromente, apresentamos interfaces entre tal conceito e teorias da linguística Cognitiva, tais como a abordagem experiencialista, os esquemas imagéticos e a teoria da metáfora conceptual. Do ponto de vista metodológico, apresentamos alguns
dos diferentes âmbitos de aplicação da cognição corporificada, como também seus níveis metodológicos de sistematização. Por fim, aplicamos a metodologia apresentada na análise das metáforas presentes numa charge eleitoral.

 

PALAVRAS-CHAVE: Mente Corporificada; Esquemas Imagéticos; Metáfora Conceptual; Charge política-eleitoral.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-08-30

Como Citar

AVELAR, M. Mente corporificada: mapeamento do conceito, interfaces e possibilidades de aplicação. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 5, n. 1, p. 29–54, 2016. DOI: 10.30620/p.i.v5i1.2687. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/2687. Acesso em: 29 mar. 2024.