Práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo

Autores

  • Jucimar Pereira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v2i2.1554

Palavras-chave:

Leitura, Práticas de leitura, Educação Escolar Indígena

Resumo

O presente texto é resultado de um trabalho em Nível de Mestrado, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus II – Alagoinhas no período de 2010-2011, cujo objetivo foi investigar as práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo do Ensino Fundamental (5a à 8a série) que atuam no Colégio Estadual Indígena Florentino Domingos de Andrade, Aldeia Araçás do Município de Banzaê, no estabelecimento da relação entre cultura, educação e leitura. Para o desenrolar da pesquisa foi utilizada a seguinte questão: as práticas de ensino de leitura desenvolvidas pelos professores indígenas Kiriri Cantagalo têm contribuído para o fortalecimento de sua cultura indígena? A pesquisa percorre justamente questões de encantamento sobre o que vem a ser a leitura em uma escola indígena do Nordeste da Bahia, em um contexto de suas lutas históricas, conquistas e questões delicadas, tais como o processo de retomada do Território Indígena Kiriri, que vem ocorrendo a partir da década de 1970, os seus projetos societários, o acesso a bens culturais, a preservação e fortalecimento da cultura indígena Kiriri.

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Publicado

2015-09-27

Como Citar

DOS SANTOS, J. P. Práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 2, n. 2, p. 79–94, 2015. DOI: 10.30620/p.i.v2i2.1554. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1554. Acesso em: 28 mar. 2024.