A afetividade e o ensino de língua inglesa para crianças na primeira infância sob a ótica de uma professora em início de carreira

uma análise narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v12n1.p155

Palavras-chave:

Filtro Afetivo, Aquisição, Língua Inglesa, Pesquisa narrativa

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de cunho narrativo sobre a adoção de estratégias de afetividade no ensino de língua inglesa para crianças na primeira infância com idades entre 2 a 4 anos. A partir da proposta de autorreflexão narrativa feita a uma professora em início de carreira, o texto analisa a trajetória inicial percorrida pela docente ao assumir a função de professora de inglês em um contexto de rejeição e tensão causadas pela substituição da professora anterior. Com o objetivo de analisar o papel da afetividade nos processos de adaptação dos alunos e da professora em sua primeira experiência didática com essa faixa etária, adotamos como pressuposto teórico para as análises a hipótese do filtro afetivo proposta por Krashen (1984). Os resultados mostraram que após a quebra de barreiras como a alta ansiedade e a baixa autoconfiança, a professora percebia que as crianças se sentiram mais confortáveis com a substituição assim como mais motivadas em produzir na língua alvo em conversas cotidianas entre eles e no ambiente doméstico.

[Recebido em: 21 mai. 2022 – Aceito em: 18 jun. 2022]

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Biografia do Autor

Layza Monteiro Ivo da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Letras e Literatura de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Piauí (2014). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). É Especialista em ensino de língua inglesa e uso de tecnologias educacionais. Atualmente é professora de Língua Inglesa no colégio CPI.

Francisco Wellington Borges Gomes, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Piauí (2001) e em Pedagogia (Centro Universitário Internacional – Uninter, 2021), Mestrado em Linguística Aplicada (Universidade Estadual do Ceará, 2006), Doutorado em Linguística Aplicada (Universidade Federal de Minas Gerais, 2010) e estágio pós-doutoral no Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília (UnB, 2018). Atua como professor dos cursos de graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

2022-08-29

Como Citar

SILVA, L. M. I. da; GOMES, F. W. B. A afetividade e o ensino de língua inglesa para crianças na primeira infância sob a ótica de uma professora em início de carreira: uma análise narrativa. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 1, p. 155–173, 2022. DOI: 10.30620/pdi.v12n1.p155. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/15010. Acesso em: 28 mar. 2024.