A experiência epistolar de investigadores narrativos

conversando e cartografando vidas, biografias e existências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v11n2.p423

Palavras-chave:

Narrativa epistolar, Conversa, Pesquisa narrativa, Formação, Estrangeiridade

Resumo

Através de uma conversa gerada no intercâmbio de cartas, os investigadores Danise Grangeiro e Tiago Ribeiro relatam e refletem suas travessias. O artigo trata de um encontro entre duas existências que se tocam e se deixam ressoar através de palavras em forma de corpo, de narrativas (auto) biográficas e de testemunho íntimo. A narrativa epistolar e a conversa, como forma de metodologia de pesquisa, abrem espaços para a escrita (auto)biográfica e para a formação do sujeito, através de uma reflexão sobre a prática do viver. De acordo com o artigo, o conversar é uma forma de cartografar vidas, biografias e existências que gera mundos possíveis nos solos inférteis das certezas. O texto emerge a importância de uma escuta atenta e sensível, como um dos grandes desafios da nossa contemporaneidade. As narrativas epistolares presentes no artigo têm como objetivo romper a miopia social, cultural e epistemológica. Neste movimento de escrita-leitura-conversa, os autores se detêm na percepção do indivíduo como seres em constante (des)construção. O narrar, como um ato político, permite ao ser humano a possibilidade de aprender a se cuidar em comunidade.

[Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danise Grangeiro, Universidade de Buenos Aires - UBA

Doutora em Ciências da Educação. Professora do Programa de Investigação Narrativa e (Auto)biográfica do Doutorado em Educação da Universidade de Rosário (UNR), Argentina. Investigadora e membro do Programa de Rede de Formação Docente e Memória Pedagógica da Universidade de Buenos Aires (UBA).

Tiago Ribeiro, Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

Doutor em Educação. Professor do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Brasil, e do Programa de Investigação Narrativa e (Auto)biográfica do Doutorado em Educação da Universidade de Rosário (UNR), Argentina.

Referências

ALVES, R. Variações sobre o prazer-Santo Agostinho, Nietzche, Marx e Babette. São Paulo: Ed. Planeta do Brasil, 2011.

FERRAROTTI, F. História e histórias de vida: o método biográfico nas ciências sociais. Natal: EduFRN, 2014.

FREIRE, P. Conscientização. Teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.

GODOY, R.; RIBEIRO, T. Chuva de estrelas: entre metáforas e narrativas para sentir/pensar caminhos investigativos desde nossas ancestralidades. Revista Educação Unisinos, v.25, 2021.

GRANGEIRO, D. G. El saber de la experiencia: la sabiduría en la trayectoria profesional de profesores jubilados. Buenos Aires, 2014. Tese de Doctorado en Ciencias de la Educación, Universidad de Buenos Aires.

GUEDES, A.; RIBEIRO. T. Pesquisa, alteridade e experiência: metodologias minúsculas. Rio de Janeiro: Ayvu, 2019.

HOOKS, B. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Elefante, 2019.

KOPENAWA, D.; ALBERT, B. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Cia das Letras, 2019.

NÓVOA, A. FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EduFRN, 2010.

RIBEIRO, T., SOUZA, R., SAMPAIO, C. S. Conversa como metodologia de pesquisa. Por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.

SKLIAR, C. A escuta das diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2019.

SKLIAR, C. Um convite à conversa. In: RIBEIRO; T.; SAOUZA, R.; SAMPAIO, C. S. Conversa como metodologia de pesquisa. Por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.

SKLIAR, C. Hablar con desconocidos. Barcelona: Candaya, 2014.

Publicado

2021-12-28

Como Citar

GONDIM, D. G.; SILVA, T. R. da. A experiência epistolar de investigadores narrativos: conversando e cartografando vidas, biografias e existências. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 2, p. 423–443, 2021. DOI: 10.30620/pdi.v11n2.p423. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14402. Acesso em: 16 abr. 2024.