Corpo e jogo dramático

o processo criativo na linguagem teatral como experiência de consciência e autoformação existencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v11n2.p381

Palavras-chave:

Jogo dramático, Corpo, Autoformação

Resumo

O texto aqui apresentado integra a pesquisa realizada no âmbito de Mestrado em Educação, desenvolvido na Université Vincennes Saint-Denis (Paris 8), e busca compreender como sujeitos imersos em um processo criativo com a linguagem teatral, baseado em suas histórias de vida, podem vivenciar um processo de autoformação existencial. Para nos apoiar neste trabalho, trouxemos autores como Andrieu (2010), Berger (2009), Ricoeur (1986), Mead (2006), Merleau-Ponty (1999) e Legrand (2010). O campo teórico do nosso texto está apresentado primeiramente com uma discussão em torno das noções de “corpo autônomo” (ANDRIEU, 2010) e “ato sensato” (RICOEUR, 1986), onde mostramos como essas noções se justificam no processo criativo com o jogo dramático que propomos. Para mostrar como o trabalho corporal foi privilegiado no jogo dramático com a ajuda da improvisação, tomamos como dados os relatos dos participantes da prática teatral proposta, obtidos por meio de entrevistas não diretivas, analisadas pelo método da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Busca-se, portanto, discutir dois temas principais que são o jogo dramático e a questão do corpo, relacionando essas temáticas à questão da autoconsciência. Conclui-se que para que haja uma tomada de consciência existencial, pressupõe-se a tomada de consciência corporal, e nisso a experimentação de um processo com a linguagem teatral pode auxiliar, através da percepção dos impulsos que permeiam a relação do sujeito com seu corpo, bem como os estereótipos e construções sociais que o atravessam.

[Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Higor Antonio da Cunha, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT, campus de Rondonópolis). Especialista em Educação Especial e Inclusiva e em Docência nos Ensinos Médio, Técnico e Superior pelo Instituto Passo 1, de Uberlândia (MG). Especialista em Arteterapia pela Universidade Cândido Mendes. Graduado em Licenciatura em Artes pelo Centro Universitário Univel, Cascavel (PR) (2017). Atuou como Palhaço, instrutor de Artes Cênicas e como secretário escolar. Atua como Professor de Artes da Educação Básica, sob regime efetivo, na Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SEDUC-MT). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, teatro, arteeducação, arte e dança-teatro.

Emanoel Nogueira Ramos, Escola Estadual de Desenvolvimento Integral da Educação Básica - EEDIEB-MT

Mestre em Educação pela Université Paris VIII – Vincennes Saint Denis (2013); Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (2018); Licenciado em Teatro pela Universidade Federal da Bahia (UFBA (2003) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), 2019. Graduando em Psicologia pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Possui experiência em Educação Informal, tendo trabalhado o teatro-educação junto a ONG's e na Educação Formal no âmbito da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Médio). Desde 2018 é professor na modalidade EJA na Escola Estadual de Desenvolvimento Integral da Educação Básica (EEDIEB) no Estado do Mato Grosso.

Elni Elisa Willms, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Disponível para pesquisas sobre o brincar, saberes e práticas de educação ancestral. Autobiografia, arte e educação e literatura. Graduação em Pedagogia (1984), mestrado em Educação (2000) e Especialização em Educação a Distância (2001), pela UFMT. Doutorado em Educação (27/09/2013) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Professora Associado I da Universidade Federal de Mato Grosso, no Instituto de Educação, Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação, curso de Pedagogia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Rondonópolis. Vinculada aos grupos de Pesquisa GEIFEC – Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura e LAB-ARTE, ambos da Faculdade de Educação da USP; ao GEIJC – Grupo de Estudos Infância, Juventude e Cultura Contemporânea, da Universidade Federal de Rondonópolis e ao Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte, GPEA, da UFMT.

Referências

ANDRIEU, Bernard. Le corps dans l’acte de son cerveau. In: BERTHOZ, Allain;

ANDRIEU, Bernard (Org.). Le corps en l’acte. Nancy: PUN, 2010.

ANZIEU, Didier. O eu-pele. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1989.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BERGER, Eve. Rapport au corps et création de sens en formation d'adultes: étude à partir du modèle somato-psychopédagogique. 2009. Tese-Doutorado em Ciências da Educação. Université Vincennes Saint-Denis (Paris VIII), 2009.

BOIS, Danis. Corps sensible et transformation des représentations: propositions pour un modèle perceptivo-cognitif de la formation. Tese em didática e organização de instituições educacionais. Université de Séville, 2005.

CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo, Hucitec, 2006.

GROTOWSKI, Jerzy. Leçons au Collège de France. Paris: Collège de France, 1997.

LEÃO, Maria. Le pré-mouvement anticipatoire, la présence scénique et l'action organique du performer: méthodes d'entraînement à travers la méthode Danis Bois. 2002. Tese-Doutorado em Ciências da Educação. Université Vincennes Saint-Denis (Paris VIII), 2002.

LEGRAND, Dorothée. Nous ne sommes pas des anges: subjectivité et objectivité corporelle. In: BERTHOZ, Allain; ANDRIEU, Bernard (Org.). Le corps en l’acte. Nancy: PUN, 2010.

MEAD, George H. L’esprit, le soi, et la Société. Paris: PUF, 2006.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção, 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

PRADIER, Jean-Marie. Ethnoscénologie: la profondeur des émergences. In: Internationale de l’Imaginaire, n. 5. La scène et la terre: questions d’ethnoscénologie. Babel, 1996.

RICOEUR, Paul. Du texte à l’action. Paris: Seuil, 1986.

RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre as Ações Físicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2012.

Publicado

2021-12-28

Como Citar

CUNHA, H. A. da; RAMOS, E. N.; WILLMS, E. E. Corpo e jogo dramático: o processo criativo na linguagem teatral como experiência de consciência e autoformação existencial. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 2, p. 381–404, 2021. DOI: 10.30620/pdi.v11n2.p381. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14399. Acesso em: 28 mar. 2024.