Memórias do projeto Matemática É Show e as narrativas autobiográficas

dispositivos para uma práxis lúdica, crítica e cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v11n2.p263

Palavras-chave:

Matemática é Show, Extensão, Memória, Narrativa autobiográfica

Resumo

Neste artigo apresentamos algumas memórias do projeto de extensão “Matemática é Show”, que vem, desde 2011, desenvolvendo atividades que articulam teoria e prática na formação de licenciandos em Matemática, a partir da construção de materiais didáticos diferenciados, lúdicos e contextualizados. Nesta senda, objetivamos fazer uma reflexão sobre seu desenvolvimento, analisando, a partir de narrativas autobiográficas, as contribuições deste projeto para a formação de seus participantes. Para isso, reunimos as respostas dos/as monitores/as do projeto ao questionamento: O “Matemática é Show” para mim é...? Tais narrativas fizeram parte de uma das atividades em comemoração aos dez anos do projeto, realizadas em 2020. Os/as monitores/as expressaram o significado do projeto de forma emocionante e poética, e cada um, em sua singularidade, apresentou as contribuições do “Matemática é Show” para a sua vida acadêmica, pessoal e profissional. As memórias que constituem a história do projeto, de forma efetiva a partir das diversas ações desenvolvidas, demonstram as contribuições positivas para todos os envolvidos e para a comunidade de Alagoinhas e região, tendo em vista que são feitas apresentações públicas em escolas, eventos acadêmicos e na Praça Rui Barbosa da Cidade de Alagoinhas. Assim, podemos dizer que essas narrativas foram surpreendentes e emocionantes dadas a riqueza e a criatividade utilizadas pelos/as monitores/as para expressarem seus relatos, os quais revelam as potencialidades do projeto, bem como a responsabilidade social que temos enquanto educadores/as. Assim, salientamos a importância da extensão e da pesquisa como pilares fundamentais da Universidade, pois oportunizam uma formação diferenciada, lúdica, crítica e cultural.

[Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]

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Biografia do Autor

Daniela Batista Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Universidade do Estado da Bahia (Pós-Crítica/UNEB/Campus II).

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

SANTOS, D. B. S. Memórias do projeto Matemática É Show e as narrativas autobiográficas: dispositivos para uma práxis lúdica, crítica e cultural. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 2, p. 263–289, 2021. DOI: 10.30620/pdi.v11n2.p263. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14393. Acesso em: 29 mar. 2024.