Memórias resgatadas

uma análise do romance “Becos da memória”, de Conceição Evaristo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v11n2.p249

Palavras-chave:

Memória, Conceição Evaristo, Becos da memória

Resumo

Escrito nos anos 1980, o romance de Conceição Evaristo, Becos da memória, foi publicado pela primeira vez apenas em 2006. Esse significativo intervalo entre o momento de sua escritura e de sua publicação apresenta-se revelador das dificuldades que enfrentam de um modo geral, aqueles que, vindos de lugares distantes dos centros – econômicos, sociais, geográficos – lutam para transpor essas barreiras. A narrativa do romance em questão começa por apresentar aqueles que constituíram o local em que são povoados os “becos” da memória resgatada pela autora e que se transformaram em escrita. Com esse pórtico ao relato, Conceição Evaristo toma como mote a estrutura múltipla dos becos percorridos pela narradora, que a partir de então se desdobra em pequenos relatos. Objetiva-se analisar como Evaristo restaurou esses lugares em que a palavra circula mesclada a outros recursos de linguagens que, ao mesmo tempo em que desvelam as memórias “esquecidas”, expõem-nas de formas acessíveis aos que podem ler, apresentando, ainda, as condições de produção e as instâncias de legitimidade. A pesquisa é analítica e tem como base primária o romance supracitado; como base teórica, os estudos de pesquisadores que, de alguma forma, têm em comum trabalhos que apresentem ideias sobre as temáticas referidas, como é o caso de Nora (1993), Bernd (1984), Bhabha (2006), dentre outros. Portanto, levando os leitores a apreender como as instâncias de legitimidade e produção são importantes para que autores vindos de lugares periféricos consigam produzir e transpor essa barreira: o preconceito. Tudo isso de acordo com as memórias resgatadas que envolvem os becos brasileiros e de brasileiros.

[Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Santana Guimarães Morais, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Possui doutorado em Ciência da Literatura – UEMA/UFRJ (2014), mestrado em Teoria da Literatura – UFPE (2002), especialização em Leitura e produção de texto-PUC/MG(2000). Atualmente é Professora Adjunto II, 40h, Diretora dos Cursos de Letras do Centro de Estudos Superiores de Caxias, da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Teoria Literária, Literatura Comparada, Literatura Maranhense. Docente do Mestrado em Letras/UEMA. Coordenadora da Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa – CESC. Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Letras do CESC/UEMA. Líder do Núcleo de Pesquisa em Literatura Maranhense (NUPLIM/CNPQ – CESC/UEMA). Pesquisadora no Grupo de Estudos Literários Memória e Arte (GELMA/CNPq – CESC-UEMA). Membro do CEP (Conselho de Ética em Pesquisa) da UEMA. Editora-Chefe da Revista de Letras-Juçara, do Departamento de Letras do CESC-UEMA. Coordenadora da Liga Interdisciplinar dos Cursos de Letras-LICLE/CESCUEMA.

Erika Maria Albuquerque Sousa, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Graduanda em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Maranhão (CESC/ UEMA). Membro do grupo de pesquisa CNPq: Literatura, Arte e Mídias (LAMID) e do Núcleo de Pesquisa em Literatura Maranhense (NUPLIM/ CNPq.) Membro do Grupo de Estudos Filhas de Avalon: o feminino em pauta (FECLESC/ UECE). Coordenadora de Assuntos Científicos e Programação da Liga Interdisciplinar dos Cursos de Letras (LICLE/ CESC-UEMA). Bolsista FAPEMA 2021-2022. Representante discente no Colegiado de Letras do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC/UEMA). Interessa-se pelo estudo de Teoria Literária, Literatura Maranhense, Memória, Autobiografia, Literatura Brasileira, Literatura e meios digitais, Literatura produzida por mulheres. Atuando como pesquisadora desde 2015. Autora do livro "O dilema do taxista: memórias apátridas" (ISBN: 978-65-5869-546-2).

Valéria de Carvalho Santos, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA/PIBIC-CNPq

Graduanda em Letras Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (CESC/UEMA). Membro do Núcleo de Pesquisa em Literatura Maranhense (NuPLIM/CNPq – CESC/UEMA). Atua em projeto de extensão desde 2018 e é bolsista em um projeto de iniciação científica (PIBIC/CNPq) desde 2020. Tem interesse em Memória, Literatura Maranhense, Literatura Infantojuvenil, Teoria Literária e Educação, com ênfase na Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévki. Rio de Janeiro: Forense-Universidade, 1981.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Obras escolhidas – magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet, 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 197-221.

BERND, Zilá. A questão da negritude. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BEZERRA, K. C. Vozes em dissonância: mulheres, memória e nação. Florianópolis: Editora Mulheres, 2007.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: Literatura e senso comum, 2. ed. Belo Horizonte/ MG: Editora UFMG, 2010.

EVARISTO, Conceição. Becos da Memória, 3. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2017. 200p.

GUIMARÃES, César. Imagens da memória: entre o legível e o visível. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1997.

HALBWACHS, Maurice. A memória Coletiva. Editora Revista dos Tribunais LTDA: São Paulo, 1990.

HARAWAY, Donna. “Um manifesto para os cyborgs: ciência, tecnologia e feminismo socialista na década de 80”. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994, p. 243-288.

LE GOFF, J. História e memória. Trad. Irene Ferreira; Bernardo Leitão e Suzana F. Borges, 6. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.

LISPECTOR, Clarice. Todas as crônicas/Clarice Lispector; prefácio de Marina Colasanti; Organização de Pedro karp Vasquez; Pesquisa textual de Larissa Vaz. Rio de Janeiro: Rocco, 2018.

NORA, P. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. In: Projeto História. São Paulo: PUC, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.

PRATES, C. Discurso étnico-literário: memórias poéticas em Conceição Evaristo. In: Scripta, v. 14, n.27, p. 133-142, 2 sem. 2010. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/viewFile/4334/4481. Acesso: maio de 2021.

SANTIAGO, Silvano. O lugar do discurso latino-americano. In: Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre a dependência cultural. 2. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000, p. 17.

Publicado

2021-12-28

Como Citar

MORAIS, S. S. G.; SOUSA, E. M. A.; SANTOS, V. de C. Memórias resgatadas: uma análise do romance “Becos da memória”, de Conceição Evaristo. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 2, p. 249–262, 2021. DOI: 10.30620/pdi.v11n2.p249. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14392. Acesso em: 18 abr. 2024.