Um registro artificial da memória contemporânea

os Blogs

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v11n2.p205

Palavras-chave:

Memória, Autoria feminina, Blogs, Ângela Vilma

Resumo

O tema “memória” tem sido nos últimos tempos objeto de pesquisa em diversas áreas de estudo. Áreas que vão desde o campo da saúde ao campo da cultura. É possível perceber como essa temática é geradora de possibilidades. A partir do século XX, paulatinamente o suporte papel foi sendo substituído pela tela do computador que ampliou a capacidade de reunir lembranças pelo indivíduo em um aparato externo, ao mesmo tempo em que, possibilitou a defasagem gradual da capacidade fisiológica humana de recordar. É neste cenário tecnológico que se busca investigar os novos caminhos tecidos pela memória individual daqueles que labutam com o ofício de escrever. Com as novas tecnologias, os escritores (as) passaram a produzir seus textos em um circuito de autoria, publicação e recepção diferenciado de séculos anteriores, devido à utilização de novas ferramentas como o blog. O objetivo deste texto é discutir em que medida os blogs podem ser uma nova forma de arquivar a memória pessoal e a coletiva, principalmente quando se atrela a esta conjuntura os textos escritos sob o viés de uma autoria feminina. A reunião da memória individual com a força da memória literária, portanto coletiva, ativa uma potência no blog Aeronauta da escritora baiana Ângela Vilma. Assim, a discussão empreendida neste texto considera a memória como um processo que se encontra em constante transformação devido a fatores históricos e/ou sociais e que podem estar tanto no campo individual como no coletivo. A partir das considerações elaboradas por Maurice Halbwachs (1990), Denise Schittine (2004), Luiza Lobo (2007), Lúcia Santaella (2011), Philippe Lejeune (2014) entre outros desenvolveremos este trabalho. Este estudo mostra-se relevante, porque lançará luz sobre questões urgentes no século XXI que são: um olhar sobre a literatura atual produzida por mulheres na Bahia, um estudo sobre o suporte blog e a sua legitimidade dentro do universo acadêmico.

[Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiana Pereira de Freitas, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Licenciada em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira Moderna (inglês) pela Universidade Federal da Bahia (2012) e Mestra pelo Programa de Pósgraduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia (2016). É atualmente doutoranda no Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia desenvolvendo pesquisa na área da crítica feminista, com ênfase na escritora estadunidense Susan Sontag e a sua inserção no panorama intelectual do século XX/XXI. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Literatura e Gênero, Ângela Vilma, autoria feminina, crítica feminista, práticas de literatura e memória. Desenvolvendo pesquisas na área de literatura de autoria feminina e seus desdobramentos, como também nas discussões acerca da inserção/condição de intelectual feminista na vida pública dominada por homens.

Nancy Rita Ferreira Vieira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Licenciada em Letras, pela Universidade Católica do Salvador (1989); Especialista em Linguística e Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (1997); Mestre em Letras (Literatura Brasileira), pela Universidade Federal da Bahia (1999); Doutora em Letras (Literatura Brasileira), pela Universidade Federal da Bahia (2005). É Professora Associada II do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (ILUFBA), desde fevereiro de 2009, onde atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura, com orientações em níveis de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Coordenou o Programa de Formação de Professores da Educação Básica (UFBA/PARFOR) de 2011 a 2013. Participou da equipe do Programa de Licenciaturas Internacionais em Letras/Humanidades (2010-2012). Atua como docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM). Foi, entre 1999 e 2008, Professora de Literatura Brasileira da Universidade Católica do Salvador UCSAL. Sua pesquisa "Dois finais de séculos na Bahia: cenas de mulheres recebeu auxílio do Edital nº 20/2010 do CNPq. É membro do Grupo de Trabalho A Mulher e Literatura da Associação Nacional de Letras e Lingüística (ANPOLL). Coordenadora do GT A Mulher e Literatura (2012-2014). Tem atuação na área de Letras e Cultura, com ênfase em Literatura Brasileira, Crítica Feminista, Literatura Baiana.

Referências

ALVES, Lourdes Kaminski; COSTA, José Carlos da. Representações da memória na literatura e na cultura. Revista Investigações, Pernambuco, v. 23, n. 1, p. 187-210, jan. 2010.

BARROS, José D’Assunção. História e memória: uma relação na confluência entre tempo e espaço. Mouseion, Canoas/RS, vol. 3, n.5, jan-jul. 2009. Disponível em: http://www.revistas.unilasalle.edu.br/documentos/Mouseion/Vol5/historia_memoria.pdf. Acesso em: 6 out. 2013.

HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Trad. de Flávio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Trad. Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Edições vértice. 1990. Disponível em: http://minhateca.com.br/revistaperspectivahistorica/A+Mem*c3*b3ria+Coletiva-+Maurice+Halbwachs,46380547.pdf. Acesso em: 24 abr.2015.

KOFES, Suely; PISCITELLI, Adriana. Memórias de Histórias Femininas, memórias e experiências. Cadernos Pagu. Campinas, vol. 8/9, p. 343-354, 1997.

KOMESU, Fabiana. Blogs e as práticas de escrita sobre si na internet. In: MARCUSCHI, Luiz Antonio; XAVIER, Antonio Carlos. (Org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. p. 110-119.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha, Maria Inês Coimbra Guedes. 2ed. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

LOBO, Luiza. Segredos públicos: os blogs de mulheres no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2007. (Ideias contemporâneas).

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n.10, p. 7-28, dez. 1993. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/12101/8763. Acesso: 27 abr. 2014.

PERROT, Michelle. Práticas da memória feminina. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 9, n. 18, p. 10-18. ago./set. 1989.

PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido no caminho de Swann-Combray. Trad. Fernando Py. 1992, vol. 1. Disponível em: https://projetophronesis.files.wordpress.com/2012/06/proust-em-busca-dotempo-perdido-1-no-caminho-de-swann.pdf. Acesso em: 29 mai.2015.

RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira contemporânea do século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: Biblioteca Nacional, 2008.

SBARAI, Rafael. Facebook alcança marca de 76 milhões de usuários no brasil. Veja.com. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/vidadigital/facebook-alcanca-marca-de-76-milhoes-de-usuarios-no-brasil. Acesso em: 6 jul. 2015.

SCHITTINE, Denise. Blog: comunicação e escrita íntima na internet. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.-(Coleção contemporânea: Filosofia, literatura e artes).

SOARES, Angélica. Transparências da memória estórias de opressão: diálogos com a poesia brasileira contemporânea de autoria feminina. Florianópolis: Editora Mulheres, 2009.

VILMA, Ângela. Blog: Aeronauta. Disponível em: http://wwwaeronauta.blogspot.com. Acesso em: 10 jun. 2011.

VILMA, Ângela. Currículo Lattes. Disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238280T0. Acesso em: 10 jul. 2015.

Publicado

2021-12-28

Como Citar

FREITAS, N. P. de; VIEIRA, N. R. F. Um registro artificial da memória contemporânea: os Blogs. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 2, p. 205–228, 2021. DOI: 10.30620/pdi.v11n2.p205. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14390. Acesso em: 28 mar. 2024.