Autobiografia e formação humana

refletindo com Goethe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v11n2.p113

Palavras-chave:

Autobiografia, Goethe, Formação humana

Resumo

O objetivo do artigo é identificar processos de formação humana na autobiografia de Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) – De minha vida: poesia e verdade – com foco na análise do prefácio à obra em que o autor responde a uma carta de amigos leitores, compreendida como um texto do próprio Goethe, e explicita pontos e contrapontos de sua opção por uma escrita autobiográfica para satisfazer o pedido de seus leitores. O presente estudo, situado no paradigma narrativo-(auto)biográfico, discute quatro dimensões do processo de autobiografização na linha da Bildung: enquanto processo autoral; tomada de consciência no entrecruzamentos com contextos históricos, contatos com pessoas próximas e distantes, assim como com outros autores; explicitação da multiplicidade e de metamorfoses do si mesmo, do ponto de vista sincrônico e diacrônico, na busca de uma articulação entre Poesia (arte) e Verdade (história) como entidades complementares na construção existencial, intelectual de homem público e autor de sua obra literária. A noção de Bildung é fundamental para se entender a autobiografia de Goethe e seus romances de formação (Bildungsroman) como proposta do autor sobre a formação humana.

[Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Augusto Diniz Lira, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFCG. Pesquisador Associado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-Ed) da Fundação Carlos Chagas. Estágio pósdoutoral em Educação na Fundação Carlos Chagas. Estágio Pós-doutoral em Linguística Aplicada no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFRN. Doutor, Mestre e Especialista em Educação pela UFRN; Especialista em Bíblia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especializando em Estudos Bíblicos no Novo Testamento na UNICESUMAR. Licenciado em Psicologia e Formação de Psicólogo pela UEPB. Cursa o Bacharelado em Letras na Universidade Estácio de Sá e o Bacharelado em Teologia na Faculdade Teológica Sul Americana. Tutor do PET Pedagogia da UFCG. Líder do Grupo de Pesquisa Sociedade, Cultura e Educação (GPSCE).

Maria da Conceição Passeggi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Pesquisadora Pq1-D Ed-CNPq. Professora da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPDEd-UFRN). Doutora em Linguística e Mestre em Letras Modernas pela Université Paul Valéry (Montpellier-França). Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutorado em Educação (BEX-Capes) na Université de Nantes e Universidade de Tours (França, 2004-2005); Pós-doutorado em Educação (Capes, 2011-2012) PUCRS e Université de Paris 13. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Autobiografia, Representações e Subjetividades (GRIFARS-UFRN-CNPq), desde 1999. Professora Visitante na Université de Paris 13; Universidad de Buenos Aires (UBA); Université des Antilles et de la Guyane (UAG). Conselho Editorial das Revistas: Éducation Thérapeutique, Soin et formation (de Boeck, França); Chemins de Formation (L' Harmattan, Paris); Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLAUFMG): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (RBPAB). Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) desde sua fundação e Presidente de 2014-2016. Diretoria da Association Internationale des Histoires de Vie en Formation et de Recherche Biographique en Education (ASIHIVIF-RBE). Diretoria do Collège International de la Recherche Biographique (CIRBE-Université de Paris 13, Paris). Diretoria da Associação Norte-Nordeste de Histórias de Vida em Formação (ANNHIVIF). Pesquisadora colaboradora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Evora (CIEP-UÉvora) e do Centro de Investigação de Estudos da Criança (IEC-UMinho). Pesquisadora associada do Laboratório EXPERICE (Paris 13-Paris 8). Sócia da ANPED e da SBPC. Suas pesquisas tematizam as narrativas autobiográficas e as escritas de si como método de pesquisa e dispositivos de formação e focalizam a reflexividade narrativa como disposição humana promotora da reinvenção permanente das representações de si e do outro.

Referências

AZENHA JUNIOR, João. Goethe e a tradução: a construção da identidade na dinâmica da diferença. Literatura e Sociedade, v. 11, n. 9, p. 44-59, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i9p44-59. Acesso em: abr. 2020.

AZEVEDO, Luciene. Autoficção e literatura contemporânea. In: VIOLA, A. F. (Org.) Crítica literária contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. p. 143-163.

BENJAMIN, Walter. Ensaios reunidos sobre Goethe. São Paulo: Editora 34, 2009.

BROWN, Jane K. Goethe’s Allegories of Identity. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2014.

BRUNER, Jerome. Atos de Significação. Porto Alegre: Artmed, 1997.

BRUNER, Jerome. Fabricando histórias: direito, literatura e vida. São Paulo: Letra e Voz, 2014.

CARPEAUX, Otto Maria. A História concisa da Literatura alemã. S.l.: Faro Editorial, 2013. (Edição do Kindle).

DELORY-MOMBERGER, Christine (Org.). Vocabulaire des histoires de vie et de recherche biographique, Toulouse: Érès, 2019.

DELORY-MOMBERGER, Christine. As histórias de vida: da invenção de si ao projeto de formação. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Brasília: EDUNEB, 2014.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 1988.

DILTHEY, Wilhelm. A Construção do Mundo Histórico nas Ciências Sociais. São Paulo: editora da UNESP, 2010.

DILTHEY, Wilhelm. Introdução às Ciências Humanas: tentativa de uma fundamentação para o estudo da sociedade e da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

EAKIN, Paul John. Fictions in autobiography: studies in the art of selfinventantion. Pricenton: Princeton University Press, 1988.

ECKERMANN, Johann Peter. Conversações com Goethe nos últimos anos de sua vida 1823-1832. São Paulo: Editora da UNESP, 2016.

GALLE, Helmut. De minha vida: Poesia e verdade – sobre a literalidade da autobiografia de Goethe. Estudos Avançados, v. 33, n. 96, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/161295. Acesso em: ago. 2020.

GOETHE, Johann Wolfgang von. De Minha Vida: poesia e verdade. São Paulo: editora da UNESP, 2017a.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Viagem à Itália. São Paulo: editora da UNESP, 2017b.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Fausto. São Paulo: Martin Claret, 2016.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister, 2. ed. São Paulo: editora 34, 2009.

GUSDORF, Georges. Condiciones y Limites de la autobiografía. Suplemento Anthropos. n. 29, 1991. Disponível em: https://ayciiunr.files.wordpress.com/2019/08/gusdorf-george-condiciones-ylc3admites-de-la-autobiografc3ada.pdf. Acesso em: jun. 2020.

HEISE, E. Fausto: a busca pelo absoluto. Cult. São Paulo, v. 1, p. 57-60, 2008. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/fausto-a-busca-peloabsoluto. Acesso em: 1 jul. 2020.

JAEGER, Michael. Uma confissão em fragmentos: Goethe, Fausto e o peregrino. Estudos Avançados, v. 33, n. 96, p. 277-300, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/161296. Acesso em: jan. 2021.

KAUFMANN, Walter. Goethe, Kant and Hegel: discovering the mind. New York: Mc Graw Hill, 2002. (vol. 1)

KOSELLECK, Reinhart. Histórias de conceitos: estudos sobre a semântica e a pragmática da linguagem política e social. Trad. Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020. (Edição do Kindle).

LIRA, André Augusto Diniz; PASSEGGI, Maria. Aprendizagens do “tornar-se”, das experiências formadoras e da visibilidade: aproximações entre autobiografias e educação. Educar em revista, v. 37, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/5VYWN6BvgZcC5FWPgscT8jC/abstract/?lang=pt. Acesso em: ago. 2021.

MAAS, Wilma Patrícia. O Cânone Mínimo: o Bildungsroman na história da literatura. São Paulo: Editora da UNESP, 2000.

MANN, Thomas. Goethe como representante da era burguesa. Rio de Janeiro: Expresso Zahar, 2012. (Edição do Kindle).

MAZZARI, Marcos Vinícius; MARKS, Maria Cecília. (Org.) Romance de Formação: caminhos e descaminhos do herói. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2020.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Enfoques narrativos em la investigación educativa brasileña. Revista Paradigma. v. XLI, p. 57-79, jun, 2020. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/929. Acesso em: jun. 2021.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador. Revista Práxis Educacional. v. 17, n. 44, p. 1-21, jan/mar. 2021. Disponível em: https://redib.org/Record/oai_articulo3061383-reflexividade-narrativa-e-poder-autotransformador. Acesso em: abr. 2021.

PASSEGGI, M. y SOUZA, E. C. (2017). O Movimento (Auto)Biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Investigación Cualitativa, 2(1) p. 6-26. Disponível em: https://www.investigacioncualitativa.com/index.php/revista/article/download/46/27. Acesso em: outubro de 2021.

PINEAU, Gaston; LE GRAND, Jean-Louis. As histórias de vida. Trad. Carlos Braga e Maria Passeggi, Natal:Edufern, 2012.

PIKKARAINEN, Eetu. Signo of Reality – the idea of general Bildung by J. A. Comenius. In: SILJANDER, Pauli. et al. Theories of Bildung and Growth: connections and controversies between continental education and american pragmatism. Rotterdam: Sense Publishers, 2012. p. 19-30.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa: o tempo narrado. São Paulo Martins Fontes, 2012.

SILJANDER, Pauli.; SUTINEN, Ari. Introduction. In: SILJANDER, Pauli. et al. Theories of Bildung and Growth: connections and controversies between continental education and american pragmatism. Rotterdam: Sense Publishers, 2012. p. 1-19.

Publicado

2021-12-28

Como Citar

LIRA, A. A. D.; PASSEGGI, M. da C. Autobiografia e formação humana: refletindo com Goethe. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 2, p. 113–136, 2021. DOI: 10.30620/pdi.v11n2.p113. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14386. Acesso em: 19 abr. 2024.