A importância da narrativa autobiográfica para a constituição da pesquisadora professora educadora ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v11n2.p97

Palavras-chave:

Educar pela Pesquisa, Narrativa Autobiográfica, Formação docente

Resumo

Este texto apresenta a narrativa do processo de constituição de uma pesquisadora professora educadora ambiental. Primeiramente apresentamos os caminhos profissionais trilhados na docência nas escolas de Educação Básica e no Ensino Superior, bem como a identificação com os estudos em Educação Ambiental (EA) para embasar a pesquisa de Doutorado, a qual teve como objetivo compreender os processos de Ambientalização das relações sociais nos Estágio Curriculares Supervisionados (ECS) no contexto escolar. A metodologia de pesquisa embasou-se na proposta de Pesquisa-formação, pelo seu potencial pedagógico, por meio da Entrevista Narrativa com professores e coordenadores pedagógicos das escolas de Educação Básica. O referencial teórico embasa-se nos estudos da formação de professores e da Educação Ambiental, além de problematizar a potencialidade da narrativa para compreensão dos processos constituintes no campo da formação de professores e da Educação Ambiental. Diante dos resultados da pesquisa, destacamos a narrativa como uma linguagem que possibilita a autorreflexão e a teorização das experiências narradas.

[Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]

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Biografia do Autor

Danielle Monteiro Behrend, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pedagoga. Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

Cláudia da Silva Cousin, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA). Mestre e Doutora em Educação Ambiental. Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Líder do Grupo de Pesquisa Ciranda Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Ambiente (CIPEA).

Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora aposentada e voluntária da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEC), Mestre e doutora em Educação pela PUCRS, Líder do Grupo de Pesquisa Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática (CEAMECIM).

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

BEHREND, D. M.; COUSIN, C. da S.; GALIAZZI, M. do C. A importância da narrativa autobiográfica para a constituição da pesquisadora professora educadora ambiental. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 2, p. 97–112, 2021. DOI: 10.30620/pdi.v11n2.p97. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14385. Acesso em: 28 mar. 2024.