Mapeamento sistemático de experiências formadoras e dispositivos de pesquisa-formação

contribuições da abordagem (auto)biográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v11n2.p67

Palavras-chave:

Mapeamento sistemático, Pesquisas-formação, Dispositivos (auto)biográficos

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de um mapeamento sistemático que buscou responder à seguinte pergunta: Quais os dispositivos de pesquisaformação evidenciados nos estudos acadêmicos primários publicados no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES que assumem a abordagem (auto)biográfica e estão voltados a investigar as experiências formadoras no campo da formação docente? A partir do contexto temático e do problema de pesquisa, delinearam-se os seguintes objetivos: (1) realizar um mapeamento sistemático de teses e dissertações que assumem a abordagem (auto)biográfica na pesquisa em Educação e discutem experiências formadoras a partir de dispositivos de pesquisas-formação; (2) apresentar o cenário cronológico, geográfico e institucional das pesquisas encontradas; (3) identificar os dispositivos utilizados na produção de dados das pesquisas selecionadas, bem como seus referenciais teórico-metodológico; e, por fim, (4) destacar as contribuições das estratégias de investigação no campo da formação docente que, partindo da abordagem (auto)biográfica, estudam experiências formadoras por meio de dispositivos de pesquisa-formação. O estudo partiu de três movimentos: a) apresentar os contornos e referenciais que fundamentaram a pesquisa; b) o percurso para a constituição do corpus; c) a análise e diálogo com os achados. Inicialmente, constata-se o aumento significativo de pesquisas (auto)biográficas na última década evidenciando a consolidação da abordagem (auto)biográfica no país como campo de investigação. Cartas, narrativas, memoriais, vivências corporais e diários assumem um papel significativo nos espaços de pesquisa-formação na relação com a escrita de si reflexiva e acabam por caracterizar os modos de mediação. A compreensão dos dados do mapeamento e a reflexão gerada a partir deles nos permitiu evidenciar as escolhas dos pesquisadores em relação as perspectivas investigativas e de formação, indicando o movimento autobiográfico enquanto provedor de uma proposta de produção de conhecimento que articula indissociadamente ensino, pesquisa e extensão.

[Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Brito, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/Sorocaba

Doutoranda na UFSCar/Sorocaba; Mestre em Educação pela UFSCar/Sorocaba. Participante do NEPEN – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas, Formação e Trabalho Docente (UFSCar/Sorocaba). Membro reeleita (2019-2021), representante da supervisão de ensino da rede pública municipal, no Conselho Municipal de Educação de Sorocaba (CMESO). Coordenadora dos Cursos de Pedagogia e Letras da Faculdade Anhanguera de Sorocaba (fev/2016 a jun/2019). Membro da Comissão Mista para implementaçao de ações para Educação Étnico-Raciais. Supervisora de Ensino da Rede Municipal de Educação de Sorocaba desde 16/11/2011. Atuou como Orientadora Pedagógica na mesma rede, entre 2008 e 2011,em escola com aproximadamente 740 alunos, que atendia Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), Escola em Tempo Integral e E.J.A. Educação de Jovens e Adultos, respondendo, na ocasião, pela organização das Reuniões/Formações semanais de H.T.P. C. (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) com o corpo docente, constituído de aproximadamente 28 professores com as seguintes atividades principais: organização de pautas, orientações técnico-pedagógicas, registros e acompanhamento de planejamentos, relatórios, gerência de grupos de estudos, grupos de trabalho, gestão de processos, etc., além de formações com outros segmentos de apoio (Inspetores de Alunos, Auxiliares de Educação e Estagiários). Foi Coordenadora Local (Sorocaba) do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/Sorocaba

Pós-doutora em Psicologia da Educação (2019) – bolsista CNPq em Educação pela PUC-SP. Doutora em Educação (2008) pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação (2000) e Graduada em Pedagogia (1997) pela Universidade Federal de São Carlos. Experiência na área de Educação, em cursos de graduação e especialização Lato-Sensu presenciais e EaD, com ênfase em Didática, Recursos e Materiais Curriculares e Metodologia e Prática de Ensino de Matemática, trabalhando especialmente com os temas Narrativas (auto)biográficas, Formação de Professores e trabalho docente e Formação de Professores que ensinam Matemática. Docente nos cursos de licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – Campus Sorocaba). Coordenou o Programa de Apoio aos Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFE UFSCar) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID UFSCar). Lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas "Narrativas, Formação e Trabalho Docente" (NEPEN). É Editora-chefe da Revista Crítica Educativa e Coordenadora do PPGEd-So.

Cláudia Maria Duran Meletti, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/Sorocaba

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, (UFSCar-SO), na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas; Mestre em Educação: Formação de Formadores pela PUC-SP; Graduada em Pedagogia, com especializações em Gestão Escolar, Psicopedagogia, Docência no Ensino Superior. Pós-graduada em Distúrbios da Comunicação e Linguagem, com especialização realizada em Madri, Espanha, com bolsa do Instituto de Cooperação Ibero-Americana (ICI). Atua como coordenadora pedagógica e orientadora educacional há mais de vinte anos na rede privada de Ensino, desenvolvendo projetos de abordagem reflexiva e colaborativa, voltados à formação docente e discente, à organização curricular e à relação entre escola e comunidade.

Leandro Limoni de Campos Fonseca, Universidade de Sorocaba - UNISO

Graduado em Psicologia pela Universidade Paulista (2005). Mestre em Ciências (Psicologia Social) pela Universidade de São Paulo (2014). Doutorando em Educação (Formação de Professores e Práticas Educativas) pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisas sobre Narrativas Educativas, Formação e Trabalho Docente. Professor do curso de Graduação em Psicologia da Universidade de Sorocaba – Uniso desde agosto de 2016. Temas de interesse: Psicologia Social, Psicologia Comunitária, Relações Raciais, Sexualidade e Estudos de Gênero, Dependência Química, Violência, Psicologia da Saúde, Saúde Mental, Políticas Públicas e Sistema Único de Saúde, Práticas Discursivas e Produção de Sentidos no Cotidiano. Processos Grupais. Pesquisaformação Narrativa (Auto)biográfica.

Referências

DELEUZE, G. O que é um dispositivo? Gedisa, 1990, p. 155-161. Disponível em: https://www.escolanomade.org/2016/02/24/deleuze-o-que-e-um-dispositivo. Acesso em; 20 mar. 2021.

DAVIES, P. Revisões sistemáticas e a Campbell Collaboration. In: THOMAS, Gary e PRING, Richard. Educação baseada em evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Tradução Roberto Cataldo Costa. – Porto Alegre: Artmed, 2007. 256 p.

DELORY-MOMBERGER, C. (2006) Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 32, n. 02, p. 359-371, maio/ago. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v32n2/a11v32n2.pdf.

FALBO, R. A.; SOUZA, E. F. F., K.R. Mapeamento Sistemático. Revisão Sistemática da Literatura em Engenharia de Software: Teoria e Prática. Rio de Janeiro, 2017, p. 79-98, Último acesso em 22/05/19. Disponível em https://www.inf.ufes.br/~falbo/files/MP/TP/Sobre_MS.pdf.

GOUGH, D. Síntese sistemática de pesquisa. In: THOMAS, Gary e PRING, Richard. Educação baseada em evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Tradução Roberto Cataldo Costa. – Porto Alegre: Artmed, 2007. 256 p.

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

JOSSO, M. C. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/gepiem/files/2008/09/a_tranfor2.pdf.

LARROSA BONDÍA, J. (2002) Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In Larrosa, J. Tremores. Belo Horizonte: Autêntica. Texto publicado em: Universidade de Barcelona, jan./fev./mar./abr., n. 19, p. 20-28. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf.

MOURA, T. Q. P. Experiências formadoras de coordenadoras pedagógicas no mestrado profissional em educação: formação de formadores da PUC-SP' 13/12/2019 126 f. Mestrado Profissional em Educação: formação de formadores Instituição de Ensino: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo Biblioteca Depositária: Biblioteca da PUC-SP (Campus Monte Alegre). Disponível em https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22894. Acesso em: 20 fev. 2021.

PASSEGGI, M. da C. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8697.

PASSEGGI, M. da C. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito espistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 67-86, jan./abr. 2016. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267.

PASSEGGI, M. C. ; Souza, E. C. (2016). O Movimento (Auto)Biográfico no Brasil: Esboço de suas Configurações no Campo Educacional. Investigación Cualitativa, 2(1) p. 6-26. Disponível em: https://ojs.revistainvestigacioncualitativa.com/index.php/ric/article/view/56/36.

ROMANOWSKI, J. P. Tendências da pesquisa em formação de professores. Atos de pesquisa em educação-PPGE/ME. v. 8, n. 2, p. 479-499, mai./ago. 2013. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3711/2393. Acesso em: 27 abr. 2021

SILVA, A. V. da. Memorial de formação: dispositivo de pesquisa-formação no/do estágio supervisionado' 16/12/2014 262 f. Doutorado em Educação e Contemporaneidade Instituição de Ensino: Universidade do Estado da Bahia, Salvador Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da Universidade do Estado da Bahia. Disponível em: http://www.cdi.uneb.br/site/wpcontent/uploads/2016/09/Arlete-Vieira-da-Silva1.pdf. Acesso em: 20 fev 2021.

SOUZA, E. C. de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação | Santa Maria | v. 39 | n. 1 | p. 39-50 | jan./abr. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1984644411344. Acesso em: 4 maio 2021.

TAHAN, S. P. Marcas da história de vida na constituição profissional do coordenador pedagógico: um estudo a partir de narrativas de experiências como dispositivos de pesquisa-formação' 24/05/2019 155 f. Mestrado Profissional em Educação: formação de formadores Instituição de Ensino: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo Biblioteca Depositária: Biblioteca da PUC-SP (Campus Monte Alegre). Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22369. Acessado em 2 fev. 2021.

THOMAS, G. e PRING R. Educação baseada em evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Trad. RobertoCataldo Costa. – Porto Alegre: Artmed, 2007. 256 p.

Publicado

2021-12-28

Como Citar

BRITO, S.; NAKAYAMA, B. C. M. S.; MELETTI, C. M. D.; FONSECA, L. L. de C. Mapeamento sistemático de experiências formadoras e dispositivos de pesquisa-formação: contribuições da abordagem (auto)biográfica. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 2, p. 67–96, 2021. DOI: 10.30620/pdi.v11n2.p67. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14384. Acesso em: 18 abr. 2024.